Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha traz livro com história da Dona Baratinha

Sexto volume da série vai às bancas no próximo domingo, com CD de narração

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O sexto volume da Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças, que vai às bancas no próximo domingo (23), apresenta a história de uma baratinha com uma missão: ela quer casar.

É que o pequeno inseto, ao limpar sua casa, muito asseada, achou uma moeda de ouro, esquecida ali havia muito tempo. Acreditando-se rica, a barata guardou a moeda em uma caixinha e foi à luta. Queria um noivo.

Para realizar o sonho, Dona Baratinha comprou um laço de fita vermelha e foi para a janela da rua paquerar.

"Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?", cantava. Como resistir a essa autopropaganda tão realista e criativa? Era impossível, ainda mais vinda de uma barata rica, bom partido.

O canto atraiu a atenção de muitos pretendentes, de várias espécies, tamanhos e talhas. Os dois primeiros a tentar a sorte foram um cavalo e um cachorro.

No entanto, eles acabam recusados. Não por seus portes, muito maiores que o da noiva em busca, já que, nas histórias infantis, o tamanho não é importante. O senão foram suas vozes fortes, intragáveis para a baratinha, que tinha sono leve.

Por essa razão, melhor sorte teve o rato, o terceiro candidato. "Quando você dorme, que barulho faz?", perguntou-lhe a barata. "Qui... qui... qui...", disse ele, e o som veio bem suave. Pronto. Par perfeito formado.

A partir daí, a história ruma aos preparativos da festa, em que os noivos serviriam feijão. Tudo parece indicar um final feliz, mas, às vezes, o rato morre pelo estômago.

O CD da coleção, além de emprestar vozes e sentimentos aos personagens da história tradicional --já registrada por vários autores, inclusive Ana Maria Machado, membro da Academia Brasileira de Letras--, fala do grupo dos insetos, dos sons produzidos pelos animais e ensina o ouvinte a plantar feijão no algodão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página