Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Chapeuzinho Vermelho' é volume 7 da Coleção Folha

Novo livro-CD chega às bancas neste domingo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Neste domingo, as bancas recebem o sétimo livro-CD da Coleção Folha Contos e Fábulas para Crianças, dedicado a contar a história da "Chapeuzinho Vermelho".

A protagonista é devorada por um lobo mau que a leva na conversa, mas é depois resgatada com vida da barriga do animal, graças à ajuda de um caçador.

O lobo comilão --que também havia enganado e engolido a avó da garota-- não surge na trama do nada. Sua presença é o que fomenta a discussão moral que se mantém até hoje, e que se traduz na advertência bem direta às crianças: "Não fale com estranhos!".

Se Chapeuzinho tivesse seguido as orientações de sua mãe à risca, teria ido diretamente à casa da avó doente com a cesta de doces, sem tomar atalhos nem dar ouvidos ao lobo.

A advertência contida na história --que já chegou a ser tachada de machista e repressora da liberdade feminina-- é antiga.

Já no fim do século 17, o francês Charles Perrault registrou por escrito a história de Chapeuzinho e outras como "A Bela Adormecida" e "A Gata Borralheira" (ou "Cinderela"), que circulavam pela Europa havia séculos.

A partir do trabalho do autor, contos de fadas ganharam importância nos séculos seguintes, também impulsionados pelos registros dos irmãos alemães Grimm e, claro, pelos filmes e animações.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página