Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Televisão

Dramaturgia se perdeu na TV, diz diretor

Para Luiz Fernando Carvalho, que volta às novelas, processo de criação do segmento se tornou 'robotizado'

Retorno após uma década será com 'Meu Pedacinho de Chão', nova trama da faixa das 18h, que estreia 7/4

KEILA JIMENEZ COLUNISTA DA FOLHA

Na TV aberta, a dramaturgia se perdeu em meio a locações pelo mundo, cenas com "eu te amo" são filmadas do mesmo jeito que as de ação ou de sexo e crianças falam como se fossem adultos.

O diagnóstico acima de Luiz Fernando Carvalho não é positivo, mas o diretor está otimista por mudar esse quadro com "Meu Pedacinho de Chão", nova trama que marca seu retorno às novelas da Globo. A última foi "Esperança", exibida em 2002.

"As pessoas esqueceram o que é dramaturgia. Criam mil personagens, gravam em cinco lugares do mundo, mas o que importa mesmo é ter uma boa história para contar e nem sempre a TV tem isso. A essência se perde nessas grandiosidades", critica o diretor de 53 anos.

Carvalho tem carta branca da Globo para fugir das mesmices da TV contemporânea.

"Temos de tentar fazer diferente desse processo robotizado que se tornaram as novelas, nas quais uma cena em que se diz eu te amo' é gravada do mesmo jeito que uma de sexo e uma de ação", diz. "Eu te amo' é eu te amo', com o brilho nos olhos que uma cena dessas precisa. É isso que pretendo resgatar."

Para isso, escalou um "petit comité" com apenas 20 atores ("Salve Jorge" teve quase cem) e programou cerca de cem capítulos (metade de uma trama convencional).

O diretor mantém o modo de produção habitual de seus projetos na TV: atores, figurinistas, costureiras, camareiras e câmeras trabalhando em um processo coletivo, em um grande galpão na Globo.

Carvalho é conhecido por trabalhos com visual cinematográfico e ares artesanais. Longe das novelas, Carvalho se dedicou a séries ("Hoje é Dia de Maria", "Capitu", "Suburbia") e especiais ("Alexandre e Outros Heróis").

PARCERIA RENASCE

Carvalho aproveita para reeditar a parceria de sucesso com o dramaturgo Benedito Ruy Barbosa, 82, com quem brilhou em "Renascer" (1993) e "O Rei do Gado" (1996).

A dupla agora regrava "Meu Pedacinho de Chão" (1971), escrita por Barbosa.

A trama com Juliana Paes, Rodrigo Lombardi e Antonio Fagundes estreia na Globo em 7 de abril, na faixa das 18h.

"É uma história simples, mas muito rica de emoções. Será uma fábula repleta de simbolismos, em que vamos brincar com universo mítico que vive dentro do nós."

Passada em Vila de Santa Fé, cidade interiorana fictícia, a novela pretende mostrar o universo rural e questões como a posse de terras pelo olhar de duas crianças.

Para Carvalho, a TV aberta "abandonou" o universo infantil. "No lugar, temos crianças falando e agindo como adultas em novelas. Não são crianças, não pensam como crianças de verdade."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página