Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depois de 40 anos, Revolução dos Cravos é revista em depoimentros

'GloboNews Documento' relata a queda da ditadura em Portugal

DE SÃO PAULO

Quarenta anos depois da Revolução dos Cravos, que derrubou a ditadura de Salazar, restaurou a democracia e pôs fim à política colonialista de Portugal, o GloboNews faz um balanço desse movimento histórico no "GloboNews Documento", que vai ao ar hoje, às 21h05.

A produção ouve personagens como o tenente-coronel Otelo Saraiva, um dos líderes do MFA (Movimento das Forças Armadas),que descreve como se deu o processo.

Natércia Maia, viúva do capitão Salgueiro Maia, explica por que o marido voltou a Santarém (78 km de Lisboa) sem aceitar cargos públicos.

Maia foi quem comandou uma coluna de Santarém rumo à capital, e quem, com um megafone, fez o ultimato de rendição do premiê Marcello Caetano, refugiado no Quartel do Carmo. Foi a Maia que ele anunciou sua rendição.

Celeste Caeiro, a primeira mulher a dar cravos aos militares em Lisboa naquele 25 de abril de 1974, conta como foi aquela manhã. Depois que o primeiro deles colocou o cravo no cano da espingarda, outros militares repetiram o gesto. Mais pessoas compraram e distribuíram cravos --daí a revolução ter este nome.

O programa também analisa os reflexos da revolução e a situação de Portugal hoje.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página