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Obra terapêutica

O trabalho de Lygia Clark caminhou em direção ao envolvimento do espectador com a obra e culminou em arte-terapia

1920
Nasce em Belo Horizonte

1959
Participa da primeira exposição do grupo neoconcreto, do qual é uma das fundadoras

1960
Inicia as obras da série "Bichos", em que propõe a interação do espectador com a arte. Clark disse que fez cada uma das peças da série para parecer, através do tato, "um organismo vivo, principalmente uma obra ativa"

1964
A obra "Caminhando" é considerada um marco na proposta de envolver o público. O espectador é convidado a recortar uma fita de papel com uma tesoura, criando faixas que se entrelaçam

1973
Radicaliza a participação do espectador em obras como "Túnel", em que é preciso percorrer um tubo de pano de 50 metros de comprimento, provocando sensação de claustrofobia

1976
Passa a se dedicar à prática terapêutica. Lygia propunha que os pacientes manipulassem objetos como sacos plásticos cheios de sementes para reavivar memórias

1988
Morre de infarto no Rio de Janeiro

2013
Em agosto, "Superfície Modulada nº 4", de 1958, é arrematada por R$ 5,3 milhões na Bolsa de Arte em São Paulo e se torna a obra de arte mais cara de um artista brasileiro vendida em leilão

2013
Em agosto, "Superfície Modulada nº 4", de 1958, é arrematada por R$ 5,3 milhões na Bolsa de Arte em São Paulo e se torna a obra de arte mais cara de um artista brasileiro vendida em leilão


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