Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mozarteum abre 2014 com récita de Daniel Hope

Violinista faz releitura de Vivaldi amanhã

JOÃO BATISTA NATALI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Mozarteum Brasileiro abre a temporada de 2014, hoje e amanhã, na Sala São Paulo, com Daniel Hope e a orquestra de câmara alemã Arte del Mondo.

Hope, 39, nasceu na África do Sul, é cidadão britânico e está radicado em Viena. O mais prestigioso tópico de seu currículo foi o de ter sido o violinista do Trio Beaux Arts entre 2002 e 2008.

Por mais que sua carreira esteja ligada ao repertório da música de concerto (na récita de hoje fará Mozart e Mendelssohn), Hope se tornou um dos grandes nomes do "crossover", mistura de gêneros que, em seu caso, produz resultados satisfatórios.

Criou espetáculos cênicos inspirados em Mozart, com o ator e diretor austríaco Klaus Brandauer, e em Beethoven, com Mia Farrow.

Com Stewart Copeland, ex-baterista do grupo inglês de rock Police, fez uma peça para violino e percussão e, com Sting, do mesmo Police, um CD com músicas celtas.

Foi parceiro também do citarista indiano Ravi Shankar (1920-2012), no CD "East Meets West".

Essa multiplicidade de experiências musicais será demonstrada na récita de amanhã, com a releitura de "As Quatro Estações", de Vivaldi.

Parceiro em 60 récitas de Yehudi Menuhin (1916-1999), um dos maiores nomes do violino no século 20, Hope é professor da Royal Academy of Music, o mais prestigioso conservatório britânico.

Já a orquestra de câmara Arte del Mondo foi criada em 2004, pelo violinista e maestro Werner Ehrhardt.

DANIEL HOPE
QUANDO hoje e amanhã, às 21h
ONDE Sala São Paulo, praça Júlio Prestes, 16; tel. (11) 3223-3966
QUANTO R$ 80 a R$ 250


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página