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Público esgota ingressos para as récitas de 'Carmen' no Municipal
Com 13,5 mil entradas vendidas, montagem da ópera de Bizet traz o maestro espanhol Ramón Tebar
Diretor cênico Filippo Tonon desloca o enredo do início para o final do século 19, dando ênfase na Revolução Industrial
O Theatro Municipal de São Paulo estreia nesta quinta-feira (29) "Carmen", de Georges Bizet (1838-1875), uma das mais atraentes e interpretadas óperas do repertório. Os 13,5 mil ingressos para as nove récitas foram todos previamente vendidos, algo excepcional na história do teatro paulistano.
"Carmen" tem enredo ousado e coloca em primeiro plano uma personagem sexualmente livre, determinada a escolher seus amores e a desprezar o puritanismo.
A cigana e assalariada de uma fábrica de cigarros nasceu de um romance de Prosper Mérimée (1803-1870) e ganhou libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, que entendiam muito de teatro e já haviam sido parceiros do compositor Jacques Offenbach.
A montagem traz o maestro espanhol Ramón Tebar e terá a direção cênica do italiano Filippo Tonon, diretor-assistente da Arena de Verona, que deslocou o enredo da Sevilha do início para o final do século 19.
Com isso, a ênfase, antes psicológica, ganha as cores cinzentas e sombrias da Revolução Industrial, para produzir uma Carmen essencialmente operária e resistente.
No papel-título se revezam a mezzo-soprano israelense Rinat Shaham e a brasileira Luisa Francesconi. Don José é interpretado pelos tenores brasileiros Thiago Arancam e Fernando Portari. São duas vozes vigorosas. Arancam, com carreira desenvolvida sobretudo no exterior, já participou de mais de 500 récitas em 25 países, e foi vencedor, em 2004, do Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão.
A história de "Carmen" é relativamente simples. Don José, um militar e noivo da camponesa Micaela, deixa-se fascinar por Carmen. Ela se envolve numa briga, deve ser presa, mas Don José a liberta quando ela insinua entre ambos um encontro amoroso.
Na cena seguinte, contrabandistas sugerem que Carmen os acompanhe a uma missão. Para segui-la, Don José se torna um desertor. E o ciúme da amada inconstante se transforma em tragédia.