Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Sit Down Drama' debate limites do humor politicamente correto

Peça mostra comediante em crise após fazer piada controversa

GABRIELA MELLÃO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O humor controverso do protagonista de "Sit Down Drama" é o ponto de partida da peça, que estreia nesta sexta (27), para debater os limites do politicamente correto na hora de fazer rir.

Com suas piadas, o comediante Alves De, personagem principal, desperta uma situação que lembra as polêmicas criadas por humoristas como Rafinha Bastos, Gregorio Duvivier e Fábio Porchat.

Alves De expõe ideias que vão contra a posição da maioria, é duramente criticado e torna-se uma espécie de bode expiatório. Mas essas piadas não são reveladas no texto. O público vê apenas a reação da sociedade às anedotas do comediante.

Na peça, nem mesmo a piada que detona o caos na vida do personagem, contada num programa de televisão, é revelada ao público.

"Imaginar é um exercício prazeroso. Não devemos negá-lo a quem nos assiste", afirma Michelle Ferreira, autora do texto, que ganhou direção de Eric Lenate.

Alves De é um humorista em crise criativa. Como ele diz em cena, procura um outro tipo de risada. Acaba de voltar de uma turnê na Noruega e, influenciado pelo contato com uma cultura diferente, deseja se reinventar.

"Riso é aprovação. Alves De precisa do riso para existir e para se aceitar", diz a autora. Segundo ela, o personagem busca preencher o vazio inerente ao artista, que cria para se sentir vivo.

"Ele se sente deprimido, angustiado e tenta ser amado contando uma piada radical. Ele é um artista radical. E por isso nunca será 100% aceito", diz a autora.

Para Danilo Grangheia, que faz o protagonista, a crise é sobretudo resultado de uma "inadequação diante dos limites impostos pela sociedade e da normatização das relações". Ele contracena com Caco Ciocler, Chris Couto e outros nove atores.

O diretor Eric Lenate diz acreditar que Alves De tenha tido contato com uma sociedade mais evoluída na Europa e queira fazer um outro tipo de humor. "Talvez as piadas chulas que devem tê-lo tornado famoso já não bastem para ele", diz.

"Sit Down Drama" é uma tentativa de Michelle Ferreira de criar uma discussão sobre o papel da arte na sociedade. A autora tem outros três textos previstos para subir aos palcos do país até o final do ano.

Segundo Ferreira, não se pode exigir que a arte seja politicamente correta. "Isso diminui qualquer obra. O politicamente correto se torna um disfarce mal-ajambrado de uma sociedade que não encara de frente suas patologias. E a arte precisa enfrentar tudo de frente", diz.

SIT DOWN DRAMA
QUANDO sex. e sáb., às 21h; dom. às 18h; até 10/8
ONDE Sesc Consolação, r. Dr. Vila Nova, 245, tel. (11) 3234-3000
QUANTO de R$ 6 a R$ 30
CLASSIFICAÇÃO 16 anos


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página