Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Público rejeita 'pegação' gay, diz pesquisa

Levantamentos mostram que telespectadores da Globo ainda desaprovam cenas de beijo entre pessoas do mesmo sexo

Autora de tese sobre novelas fala em retorno do diálogo entre canal e audiência conservadora após quebra de tabu

DA COLUNISTA DA FOLHA

Desde o famoso sumiço do beijo gay na novela "América" (2005), a audiência da Globo tem mostrado em pesquisas que não é contra a discussão de temas ligados às comunidades gays. O que não significa que esse público aceite bem as cenas de amor envolvendo pessoas do mesmo sexo.

Segundo fontes da emissora, a pesquisa de opinião feita com o público de "Império" mostra que os homossexuais da trama são queridos, mas o telespectador comum ainda não quer encarar cenas de beijos e "pegação" entre eles.

"A TV tem acompanhado as transformações da sociedade, mas não vemos o mesmo tratamento dado para os personagens heterossexuais, homossexuais e bissexuais nas novelas", diz Victor De Wolf, secretário-geral da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, a ABGLT.

Segundo Daniela Jakubaszko, autora de tese de doutorado na USP sobre a representação da masculinidade na telenovela, folhetins são feitos para dialogar com um público amplo e tentam se manter no "senso comum".

"É possível que, após o beijo gay, a emissora precise voltar ao diálogo com o segmento conservador. Um passo para frente, um ou dois para trás, e assim vamos avançando lentamente", afirma Daniela.

"A audiência masculina cresceu, e rejeitaria a novela por sempre mostrar beijos homossexuais, porque somos um país machista, certo?"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página