Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rio de Machado

Aplicativo gratuito reúne em mapa locais ligados à obra e à rotina do autor de "Dom Casmurro"

FABIO BRISOLLA DO RIO

Bentinho e Capitu, personagens do romance "Dom Casmurro" (1899), foram moradores da rua Riachuelo, na Lapa. Já em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1881), o narrador reencontra uma antiga paixão ao caminhar pela rua do Ouvidor, no centro da cidade.

As referências à cidade que pontuam a ficção de Machado de Assis (1839-1908) motivaram o projeto "Rio de Machado", que lista 81 endereços citados nos livros do autor, além de 20 locais associados à rotina do escritor.

Idealizadoras do projeto, a curadora Daniela Name e a consultora digital Gabriela Dias reuniram, em um aplicativo, um mapa no qual cada local aparece contextualizado em relação à vida e à obra do escritor.

Desenvolvido pela produtora 32 Bits, o programa estará disponível para download gratuito em tablets e celulares a partir de 1º de outubro.

No dia 2, terá início uma exposição nos pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR), na praça Mauá, baseada no conteúdo do "Rio de Machado".

"É um jeito de comunicar muito contemporâneo, que pode ajudar a formar e a conquistar novos leitores. Na Inglaterra, por exemplo, fizeram um aplicativo do [Charles] Dickens com quatro percursos pela cidade de Londres vinculados a personagens do autor", conta Dias.

Por cinco semanas, a cada sábado (a partir do dia 4 de outubro), os organizadores do projeto vão promover visitas guiadas gratuitas por mais de dez endereços associados a Machado de Assis pelo centro da cidade.

O ponto de partida do passeio será o MAR, que receberá também um seminário sobre a obra do escritor, nos dias 1º e 2 de outubro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página