Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

MPB recua mais de 40 anos em lançamentos de raridades em CD

Pacote reúne Maysa, Gilberto Gil, Gal Costa, Vinicius, Toquinho, Maria Bethânia e Maria Creuza

Discos trazem algumas gravações feitas para o mercado internacional e registros de shows em Londres e Mar del Plata

THALES DE MENEZES EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

Três lançamentos recentes em CD podem ser enquadrados em um pacote que, além de conter raridades de grande nomes da MPB, mostram esses bambas em aventuras internacionais.

O produto mais ambicioso é a caixa "Maysa Internacional", que leva esse nome porque dois de seus cinco discos são reedições de álbuns que a cantora lançou para o mercado americano.

"The Sound of Love" é a versão internacional do original "Convite para Ouvir Maysa Nº 2" (1958), que inclui sua mais emblemática canção, "Meu Mundo Caiu". "Songs Before Dwan" (1961) foi lançado quando ela excursionava pelos Estados Unidos e tem músicas cantadas em inglês, francês e espanhol.

Os outros discos são intitulados "Raridades", com registros divididos em três volumes: 1959-1966, 1967-1969 e 1969-1976. São desempenhos irregulares, mas servem como exemplos da versatilidade da cantora. Morta num acidente de carro em 1977, aos 40 anos, Maysa foi muito além da música de fossa e da bossa nova, arriscando-se em vários estilos.

Outra pérola recém-lançada é o show que Gilberto Gil fez em Londres, durante seu exílio, em 1971, tendo Gal Costa como convidada --ela estava na cidade visitando Gil e Caetano.

O registro foi encontrado nos anos 1990, em um estúdio, pelo pesquisador e produtor Marcelo Fróes. A gravação exibe Gal um tanto tímida, mas com voz muito poderosa, e Gil em longas improvisações instrumentais.

O repertório inclui músicas que já eram famosas na época e outras que seguiriam o mesmo caminho.

Entre outras, Gal canta "Vapor Barato", de Jards Macalé e Waly Salomão, e uma versão impecável de "Como Dois e Dois", de Caetano.

Gil apresenta sucessos como "Aquele Abraço", "Oriente" e "Expresso 2222".

Outro momento internacional da MPB está em "Vinicius Porteño", que reúne dois shows de Vinicius e Toquinho, em Mar del Plata, na Argentina. No primeiro, de 1970, eles são acompanhados por Maria Creuza e começam o show de maneira irreverente, cantando "A Taça do Mundo É Nossa", ode à seleção brasileira de futebol, em pleno ano do tri do México.

No disco do outro show, gravado na mesma boate em 1971, Maria Bethânia dá contornos empolgantes a canções como "De Manhã", de Caetano Veloso, e "Viramundo", de Gilberto Gil e Capinan.

Reunidos, os repertórios dos dois shows englobam boa parte das melhores canções de Vinicius de Moraes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página