Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ilustrada

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Coleção Folha apresenta o 'Réquiem' de Brahms

Livro-CD que sai no dia 5 inclui obra inovadora

DE SÃO PAULO

O mais clássico entre os compositores românticos, Johannes Brahms é o próximo a ter sua vida e obra detalhadas na Coleção Folha Mestres da Música Clássica. O livro-CD que tem o alemão como tema chega às bancas no próximo domingo, dia 5.

Num momento em que os poemas sinfônicos de Liszt (1811-1886) e os dramas líricos de Wagner (1813-1883) despertavam mais atenção, Brahms (1833-1897) buscou na tradição alemã substratos para suas criações.

"A expressão os três Bs alemães', com Bach, Beethoven e Brahms, não é mera retórica. Ele de fato é o grande herdeiro não apenas de Beethoven, mas de Bach", explica o colunista da Folha Manuel da Costa Pinto, que escreve a biografia deste livro-CD.

Sua primeira peça de sucesso é o "Um Réquiem Alemão", que está no disco da coleção, numa gravação da Orquestra Filarmônica de Viena sob regência de Carlo Maria Giulini.

Um réquiem diferente, sem os tradicionais textos em latim, incorporando trechos da Bíblia de Lutero, mas sem referências a Cristo ou ao rito litúrgico.

"Ele termina com a morte da morte' e com um júbilo celestial que não corresponde a um encontro com o Criador, mas está ligado mais ao sentido de redenção do sofrimento e da finitude humana", diz o jornalista.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página