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Cervejarias estão no 12º e último volume da Coleção Folha
Livro trata dos fabricantes e suas marcas, incluindo 76 microcervejarias brasileiras
O volume um trouxe as cervejas lagers. Em seguida, vieram as menos famosas ales, apreciadas na Europa. As culturas cervejeiras do mundo foram objeto de vários volumes; outros ensinaram a degustá-la, a harmonizá-la com comida ou usá-la para cozinhar.
Esse é um breve resumo da Coleção Folha O Mundo da Cerveja, que chega ao fim no domingo de Carnaval, dia 10.
O 12º e último livro traz as fabricantes e suas marcas ao redor do mundo, já que, apesar do grande consumo da bebida em todas as latitudes, sem exceção, poucas são as marcas realmente globais. Em meio à grande concorrência pelos consumidores, predominam nos mercados as marcas locais ou regionais.
Tudo somado, o volume de cerveja produzido mundialmente voltou a crescer, depois de uma desaceleração causada pela crise de 2008. O último livro da Coleção analisa os mercados ao redor do mundo no que se refere à produção e ao ritmo de crescimento, com rankings.
O foco do livro é o Brasil, que tem posição de destaque em produção e consumo. As principais cervejarias e marcas do país têm suas histórias contadas, mas também há espaço para microcervejarias.
Nada menos que 76 delas e seus respectivos produtos são apresentados. Aproveitando o gancho, o volume chega ao fim com a descrição do processo produtivo, tal
como informado pelo Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira).