Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Com que tinta eu vou?

Especialistas dão dicas de como escolher o melhor produto para cada situação; iluminação muda o tom de acordo com a hora do dia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O tom pode ser alegre ou aconchegante, mas o importante é saber como combinar a cor no ambiente escolhido e qual a melhor tinta para cada tipo de situação.

A empresária Vanessa Moura, 35, apostou numa cor forte para destacar uma das paredes da sala. "Troquei o bege pelo vermelho. Minha sala ganhou vida. Os quadros só ganharam destaque depois da pintura", afirma.

A empresária destaca que, pela proximidade da parede com a sacada, a luz natural deixa a cor com um tom diferente durante o dia. "Ela fica goiaba e, à noite, um vermelho intenso. Essa variação não deixa enjoar."

A iluminação natural e as lâmpadas fluorescentes valorizam os tons de azul, e a incandescente, as cores da família do amarelo. As demais podem mudar diante de qualquer luz, então a dica é testar a cor em todas as paredes que serão pintadas e ver se o resultado agrada tanto durante o dia quanto à noite.

O presidente da Coral, Jaap Kuiper, ressalta que, nos últimos dois anos, cresceram as vendas das cores da família do vermelho, mas sem revelar dados. "Os tons mais alegres têm predominado."

Já para o consultor de cores da Sherwin-Williams, João Carlos César, existe um público que procura cores vibrantes e alegres, mas a tendência é que esses tons deem lugar aos terrosos. "As cores terrosas começam a ganhar espaço na decoração nacional, fruto de influências europeias. Elas são mais aconchegantes do que alegres, mas não deixam de ser fortes", completa.

ALÉM DA ESTÉTICA

Para atender às necessidades além da estética, marcas como Suvinil, Coral, Sherwin-Williams e Lukscolor têm produtos para quem também procura bem-estar e serviço.

Para os consumidores que vão devolver um imóvel alugado, por exemplo, há tintas que oferecem um rendimento maior.

Os alérgicos contam com produtos sem cheiro e antibactérias. Os traumas de riscos nas paredes feitos por crianças podem ser superados com tinta lousa ou lavável. Aqueles que buscam sensações contam com tintas com toque de seda.

Já os mais modernos podem conseguir um efeito semelhante ao do cimento queimado com uma tinta que imita a cor do material.

Para pintar azulejos e renovar o ambiente sem a quebradeira de uma obra, a indicação é a tinta epóxi. Só é preciso ter cuidado redobrado na pintura porque escorre com facilidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página