Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Feiras antecipam tendências e coleções do design brasileiro

Produtores nacionais, que disputam mercado com asiáticos, usam eventos para se projetar

Renovação de coleção segue frequência do mercado da moda; produto para consumo responsável é destaque

DE SÃO PAULO

A agenda de feiras e eventos voltados para o setor de decoração e móveis é intensa nesta época do ano.

É a oportunidade de fabricantes e designers apresentarem seus lançamentos, e lojistas recomporem o estoque com as novas coleções.

"Essas feiras ditam o rumo do setor e movimentam grande parte das vendas das fábricas durante o ano", diz o designer Pedro Mendes.

Segundo ele, o número de fabricantes aumentou, tornando o mercado mais competitivo e as feiras, importantes painéis de negócios.

A coleção de estampas assinada por Mendes para a marca ZipHome é uma das atrações da 4ª Abup Móvel Show, feira da Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes focada em decoração.

O evento ocorre nesta semana no parque Ibirapuera, em São Paulo (veja programação ao lado).

Na terça (11), começa também a 4ª Paralela Móvel, feira para lojistas de móveis, no MuBE (Museu Brasileiro de Escultura), em São Paulo.

A feira prioriza móveis com design autoral. "O design ainda é novo no mercado brasileiro, temos que burlar' dificuldades com criatividade e valorizar o que temos", diz a curadora Marisa Ota.

Mendes reforça: "No Brasil, precisamos usar a criatividade para concorrer com importações de países como China e Tailândia, onde a mão de obra é barata e as leis, mais frouxas."

Ota evita falar em tendências, mas diz que pensar no consumo responsável e em práticas sustentáveis é "premissa para o sucesso."

Mendes pondera que o mercado de decoração muda tanto quanto o da moda.

"A Feira de Milão, em abril, dita muito o segundo semestre, mas é um mercado que está quase como a moda, muda conforme a estação", afirma o designer.

Mesmo assim, ele aposta em estampas abstratas e inspirações nos anos 1920 e 1970. As cores devem passar por tons neutros e pastéis, chegando ao laranja e variações.

Em março, há mais feiras. De 11 a 14 ocorre a Expo Revestir, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, voltada para acabamentos.

Em Bento Gonçalves (RS), a Movelsul reúne, de 24 a 28 de março, expositores de móveis para a casa toda, além de tapetes e eletrodomésticos.

A maioria dos eventos exige credenciamento prévio pelo site da organização.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página