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Comprador aceita pagar mais por inovação

Pesquisa foi divulgada em feira de construção em São Paulo, que se encerrou ontem

DE SÃO PAULO

Economia de água, luz e segurança são diferenciais na hora de vender um imóvel no país, segundo pesquisa divulgada na Feicon Batimat, feira de construção que apresentou, em São Paulo, as novidades do setor.

Segundo o levantamento da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e do Instituto Sensus, o consumidor brasileiro está disposto a pagar mais por tecnologias que resultem em maior segurança, conforto e sustentabilidade ambiental.

O levantamento, realizado em 23 estados e no Distrito Federal, ouviu 1.123 pessoas no período de 11 a 15 de maio de 2013. De forma espontânea, os entrevistados apontaram os itens economia (30,2%), segurança (16,3%), conforto (4,9%) e ecológico (com 4,1%) como os diferenciais mais buscados em um imóvel.

Na pesquisa induzida, os itens que mais pesam são aqueles que garantem economia de energia (21,4%), alarme elétrico (12,7%), economia de água (12,1%), teto solar para geração de energia (8,5%) e monitoramento por câmera (7,5%).

Para Paulo Simão, presidente da Cbic, a pesquisa mostra que há mercado para que as construtoras aumentem o investimento em tecnologia durante a construção.

"Com mais investimento e com ganho de escala, essas novas tecnologias terão seu custo reduzido e poderão chegar a um público muito maior", afirma.

De acordo com Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do Secovi-SP (sindicato da habitação), a predisposição de o cliente pagar até 10% mais no imóvel para ter as tecnologias sustentáveis é um dado que surpreende.


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