Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Imóveis

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Custo é barreira para a medição individual

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Mudar o sistema de medição do consumo, individualizando a cobrança por apartamento, é fundamental para acabar com o desperdício de água, segundo especialistas. A estimativa é de redução de até 40% no valor da conta com o método.

A maioria dos prédios que opta pela individualização faz a chamada "autogestão" (leia mais ao lado).

Os prédios mais novos, com menos de cinco anos, em sua maioria, já têm a infraestrutura necessária para a instalação dos hidrômetros individuais. Nos com mais de 20 anos, materiais diferenciados, como o mármore nos banheiros, o encanamento e a área do apartamento encarecem a instalação.

"Em imóveis com mais de 100 m², lavabo, banheiros e lavanderias maiores pode ser necessária a instalação de mais de um hidrômetro, encarecendo a obra", diz Hubert Gebara, do Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário).

Mas o temor da multa por aumento do consumo existe mesmo nos prédios com medição individual. A alternativa é recorrer a campanhas de conscientização.

O síndico do condomínio Escape Vila São Francisco, em Osasco (na Grande São Paulo), Hélio da Silva Luz, 63, diz que seu prédio adotou a medição individual há seis meses e que, na última conta, a redução foi de 19% em relação a um ano antes.

"Fica mais fácil controlar vazamentos, mas ainda precisamos trabalhar muito na conscientização para evitar problemas", diz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página