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'O Monge e o Executivo' chega a 3 mi de vendas

DE SÃO PAULO

O segmento do livro de negócios passou por um portal importante nas últimas semanas. A obra "O Monge e o Executivo", do americano James C. Hunter, bateu a marca dos 3 milhões de livros vendidos, número incomum a um mercado cuja tiragem média é de 3.000 exemplares.

Lançada pela editora Sextante em 2004, a obra também ultrapassou inéditas 400 semanas nas listas de mais vendidos.

"Em 20 anos, o Brasil saltou de 55 milhões para 130 milhões de pessoas nas classes A, B e C. São milhões de pessoas precisando de ferramentas para crescer no trabalho. Este é um livro que ensina com clareza como liderar", diz o publisher da Sextante, Tomás da Veiga Pereira.

A editora criada por ele e seus familiares há 15 anos já tem experiência em liderança. De acordo com o site Publishnews, em 2012 a editora emplacou 64 livros no ranking anual geral dos mais vendidos, contra 43 do segundo colocado, o Grupo Record, o maior do país entre as editoras que não publicam didáticos.

Cerca de 20% do catálogo da Sextante se enquadra no segmento de negócios, ou, como prefere Pereira, "soft business", jargão para livros voltados ao público não especializado.

Nesse filão, a editora tem disputado com uma grande variedade de editoras, a exemplo da paulistana Gente, que lançou a segunda obra mais vendida de negócios em 2012: "Desperte o Milionário que Há em Você", do empresário Carlos Wizard Martins.

"Este segmento é muito competitivo", opina o presidente do Grupo Record, Sérgio Machado, que criou em 2009 o selo de negócios BestBusiness. "É disputado por editoras bem diferentes, como as de perfil mais geral e as técnicas."

Na primeira turma, entram editoras como Objetiva, Leya e Agir, que lançam ocasionalmente obras de sucesso no gênero. No segundo grupo, entram casas de tradição, como as setentonas LTC e Atlas.

Há ainda editoras que transitam entre os dois mundos. A Saraiva, que além de diversos selos tem a maior rede de livrarias do país, vem crescendo na área, com sucessos como "O Jeito Disney de Encantar os Clientes".

Já a Campus Elsevier, referência em livros mais técnicos, com quase 600 obras lançadas, também beliscou "pedaços do queijo" com obras "soft", como o sucesso "Pai Rico, Pai Pobre", de Robert Kiyosaki e Sharon Lechte.


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