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Empreendimento novo requer paciência

Shopping demora cerca de quatro anos para "amadurecer" e atrair bom fluxo de consumidores, diz consultor

Candidato a franqueado deve se preparar para bancar o aluguel do ponto enquanto o negócio não deslancha

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A opção por iniciar uma franquia dentro de um shopping recém-aberto ou em construção deve ser feita após planejamento e pesquisa, afirma o consultor Marcus Rizzo, da Rizzo Franchising.

Ele diz que, quando uma cidade recebe o primeiro shopping, há uma grande ansiedade para abrir lojas.

Porém, muitos dos que querem aproveitar a oportunidade para começar um negócio não sabem que, em geral, empreendimentos novos levam cerca de quatro anos para "amadurecer" e atingir um bom nível de movimento.

"Muitas vezes o franqueado não vai bem e pode colocar a culpa no mix de produtos quando, na verdade, ainda não houve um tempo de maturação."

Rizzo recomenda que o empreendedor analise se terá condições de pagar o aluguel nesse período em que seu faturamento não será tão alto.

"É preciso olhar com muito cuidado. Você está fazendo um investimento relativamente grande e, no começo, não vai ter um resultado compatível com a operação."

Para que o empresário consiga avaliar a qualidade do ponto em que pretende se instalar, no caso de empreendimento já em atividade, ele sugere que o interessado passem algum tempo em frente ao ponto, contando quantas pessoas passam pelo lugar.

Se estiverem com sacolas de compras, é um sinal de que estão consumindo, diz.

Marina Bechtejew, consultora especializada em franquias da KBM, diz que o candidato a abrir uma loja em shopping deve estar atento se o perfil do empreendimento pretendido se encaixa no tipo de consumo da cidade.

"Se a cidade tem uma classe A muito restrita, pode não valer a pena entrar com uma loja para esse público e ser melhor trabalhar com uma multimarcas."

Ela também recomenda que interessados em abrir um empreendimento em um shopping em construção se informem a respeito do mix de lojas do centro de compras e se haverá cinema e outros espaços de lazer.

Essas informações ajudam a estimar qual será o perfil do futuro shopping e o movimento previsto.

CONHECIMENTO LOCAL

Bruno Carsava, 32, trabalhava com comércio exterior antes de decidir abrir uma franquia da marca Mr. Beer.

E encontrou um novo desafio ao levar a loja de cervejas artesanais para shoppings de São José do Rio Preto (SP): apresentar o produto, que conheceu nas viagens que fazia a trabalho, para a cidade e tornar a marca conhecida.

Com lojas abertas em 2011 e 2012, Carsava afirma que, ao mesmo tempo em que trabalhar com um produto novo na cidade requer mais esforço, também traz uma oportunidade.

"A cidade não tem conhecimento sobre cervejas artesanais como São Paulo, então posso moldar meu público, fazemos explicações detalhadas."

Agora, ele diz planejar abrir a terceira loja, desta vez na rua. "Estou fixando o mercado, assim não vou ter concorrente. Como conheço bem a cidade, decidi optar por essa estratégia."


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