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Operadoras vão investir R$ 4,4 bi em expansão

DE SÃO PAULO

A dependência do caminhão no transporte de carga para Santos poderia ser ainda pior sem o atual pacote de investimento de R$ 4,4 bilhões. Além do Ferroanel, as operadoras ferroviárias ALL e MRS estão fazendo investimentos para a expansão do transporte para Santos.

A ALL inaugura nas próximas semanas o terminal de Rondonópolis (MT). A operadora investiu R$ 700 milhões em mais 200 km da Ferronorte, até a cidade de Mato Grosso.

O trecho paulista está sendo duplicado, entre Itirapina, no interior do Estado, e o porto de Santos. O investimento no projeto é de R$ 600 milhões e a perspectiva é que esteja concluído até 2014.

O diretor financeiro da ALL, Rodrigo Campos, disse que os projetos combinados irão melhorar a produtividade da ferrovia e elevar a capacidade de transporte em 1,8 milhão de toneladas em dois anos. Em 2012, a ferrovia movimentou 18 milhões de toneladas.

Outro projeto importante é o da MRS Logística. A companhia opera uma malha que também se conecta ao porto santista. A empresa investiu R$ 130 milhões em sete novas locomotivas. A capacidade de transporte passa de 7 milhões para 28 milhões de toneladas por ano.

MAIOR ATRASO

No caso do Ferroanel, o atraso do projeto pode encarecê-lo em cerca de R$ 1 bilhão. Isso porque a demora pode inviabilizar o plano do governo de realizar a obra em conjunto com a do Rodoanel Norte --o que, segundo a EPL (Empresa de Pesquisa e Logística), reduziria os custos, principalmente na terraplenagem. (AB E DA)


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