Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ESPN desiste de transmissão de canal 3D

Rede dos EUA afirma que, três anos após estreia, número de assinantes era 'limitado'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A rede de esportes ESPN, da Walt Disney Company, anunciou ontem que, três anos após o lançamento, vai interromper a transmissão do canal a cabo em 3D nos EUA até o fim do ano.

O motivo é a baixa demanda pelo serviço. A empresa não informou quantos assinantes o canal tinha, mas disse que o número era "extremamente limitado e não estava crescendo".

Por isso, decidiu que não valia a pena continuar com o canal em 3D. Apesar da redução nos preços de TVs com a tecnologia e a produção de filmes em 3D, não houve uma aceitação entre o público.

O fim do canal da ESPN pode ser o fim do segmento, já que ele era um dos principais produtores de conteúdo em terceira dimensão nos EUA.

Os recursos do canal devem ser redirecionados para "outros produtos e serviços que servirão melhor a fãs e afiliadas", disse a porta-voz da empresa, Katina Arnold.

A principal aposta agora deve ser a tecnologia de resolução 4k, também conhecida como Ultra HD. A definição atinge 3.840 x 2.160 pixels, quatro vezes superior à dos televisores Full HD.

No Brasil, existem apenas dois modelos de televisores que suportam a tecnologia disponíveis, um da LG e outro da Sony, ambos com 84 polegadas de tamanho. Uma das vantagens do Ultra HD é o suporte a telas maiores.

O retorno à tecnologia 3D não foi descartado pela ESPN, "se e quando decolar", acrescentou Arnold, a porta-voz da empresa.

O valor médio mensal por assinante cobrado pela ESPN das operadoras era um dos mais altos de canal a cabo, de acordo com empresa de consultoria de mídia SNL Kagan. Para o analista Derek Baine, o lançamento do canal em 3D foi precipitado. "Essa tecnologia não está pronta para o horário nobre", disse.

AVATAR

A ESPN 3D foi criada em junho de 2010 e era um dos nove canais em três dimensões que surgiram nos EUA após lançamento do filme "Avatar", de David Cameron, no fim de 2009, o primeiro a popularizar a tecnologia.

A programação incluía jogos de futebol americano universitário e torneios de golfe, entre outras atrações.

A visualização de canais em três dimensões exige o uso de óculos especiais. Muitos espectadores afirmavam que o efeito 3D não acrescentava muito à transmissão.

A ESPN é a maior rede esportiva dos Estados Unidos e uma das principais fontes de lucro da Disney. Reúne ainda os canais ESPN e ESPN2, além de uma versão em espanhol, ESPN Deportes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página