Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

25 empresas na Bovespa têm ação "barata", indica levantamento

DE SÃO PAULO

Das 65 empresas que fazem parte do Ibovespa, 25 têm valor de mercado menor do que o seu patrimônio líquido.

A OGX, empresa de petróleo de Eike Batista, está entre aquelas em pior situação, com valor de mercado equivalente a 23,4% do patrimônio líquido, segundo dados da consultoria Economatica.

"As ações da petroleira de Eike se desvalorizam mais de 88% em 2013 em meio a uma crise de credibilidade, o que justifica esse desempenho", diz analista Luana Helsinger, do Grupo Bursátil Mexicano.

A comparação entre patrimônio líquido e valor de mercado (avaliação do tamanho da empresa de acordo com a cotação de seus papéis) é um dos medidores usados para saber se uma ação está cara.

Se o valor de mercado estiver abaixo do patrimônio líquido, isso é um indicador de que a ação está barata.

Petrobras e Eletrobras, duas das mais importantes estatais também aparecem na lista.

As estatais têm sofrido em 2013 com a percepção negativa do mercado em relação à intervenção do governo, segundo Pedro Galdi, analista-chefe da SLW Corretora.

"A Petrobras, por exemplo, continua vendendo gasolina a um preço menor do que ela paga pelo insumo no exterior, é prejuízo puro", diz.

O analista William Alves, da Geral Investimentos, afirma que o setor elétrico é um dos mais prejudicados pela interferência do governo.

Ele cita a revisão tarifária aprovada no início deste ano, em que as companhias reduziram taxas cobradas pelos serviços em troca do prolongamento de concessões.

Fatores externos também afetam o desempenho da Bolsa brasileira, como a desaceleração da China e a indefinição sobre o corte de estímulos à economia pelo banco central dos EUA.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página