Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Empreendedor quer espalhar carregadores de celular por SP

Após ser demitido, produtor de TV foi à China fechar parceria

LUISA ALCANTARA E SILVA DE SÃO PAULO

Acontecia frequentemente com o produtor de TV Raphael Santos, 32: precisar do seu celular justamente quando o aparelho estava sem bateria e não tinha uma maneira de recarregá-lo.

Pensando nisso, ele começou a pesquisar há dois anos tecnologias para implantar carregadores pela cidade de São Paulo.

Mas, na época, ele era produtor do programa "CQC", da TV Bandeirantes, e deixou a ideia para lá.

Dois anos depois, trabalhando no "Legendários", da TV Record, ele sofreu um acidente de moto e teve que ficar dois meses em casa. Voltou ao trabalho e, pouco depois, foi demitido.

Aproveitou a "oportunidade" para voltar àquele projeto. Pesquisou empresas chinesas que já ofereciam o sistema e resolveu investir.

Em janeiro deste ano, foi à China com o pai e o irmão. Sem falar uma palavra em chinês, o trio conseguiu fechar parceria com sete empresas do país.

No final de maio deste ano, o primeiro totem da Charge Point Brasil, com seis carregadores disponíveis, foi instalado no bar Mercearia São Pedro, na Vila Madalena (zona oeste de São Paulo). Funciona assim: o cliente paga R$ 1 e pode carregar o seu celular por 15 minutos.

"A ideia não é que o cara fique uma hora utilizando o carregador", afirma Santos. "É só dar uma carga rápida para conseguir usar naquela hora."

Nesse totem no bar Mercearia, o cliente deve ficar perto do aparelho, pois não há um sistema de segurança. De acordo com Pedro Benuthe, dono do bar, "o pessoal está descobrindo esse serviço e está gostando".

A ambiciosa meta de Santos é instalar mil totens por São Paulo em um ano --inclusive os que funcionam com "lockers" (o celular fica em um armário durante a recarga). Na semana que vem, a start-up deve colocar 30 em outros bares.

Agora, Santos busca empresas que queiram anunciar nos totens e assim tornar o serviço gratuito para quem precisar recarregar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página