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Unilever vira maior anunciante do país

Multinacional aumenta seus investimentos em publicidade em 53% no primeiro semestre, para R$ 2,2 bilhões

Investimento em publicidade cresce 19% no 1º semestre; TV e jornais concentram maior parte do total

DE SÃO PAULO

"Não houve grandes mudanças na distribuição do capital alocado em cada meio de comunicaçãodora câmaradiretora do Ibope

A Unilever, dona de marcas como Omo, Seda e Hellmann's, conquistou, no primeiro semestre deste ano, o posto de maior empresa anunciante do país. A posição foi ocupada pelas Casas Bahia por 11 anos.

A multinacional de bens de consumo ampliou seus gastos com anúncios em 53% ante o primeiro semestre do ano passado, para R$ 2,2 bilhões.

A varejista, por sua vez, reduziu em 5% o volume de capital investido em publicidade no país entre janeiro e junho, para R$ 1,59 bilhão, segundo dados do Ibope Media.

No total, foram investidos R$ 52 bilhões em publicidade no país no primeiro semestre, um crescimento de 19% ante o mesmo período de 2012. Os valores não descontam a inflação do período.

A maior parte desse valor foi destinada para TV (53%) e jornais (17%). Internet, TV por assinatura e revista vêm em seguida, respectivamente, com 7%, 7% e 6% do bolo publicitário total.

A partir de 2013, o instituto de pesquisa passou a incluir o meio "merchandising de TV", que engloba ações de divulgação e promoção de marcas e produtos em programas de televisão de vários gêneros --patrocínio em eventos e programas de esporte não são incluídos na conta.

Essas ações concentraram 5% do investimento total do setor no primeiro semestre.

"Não houve grandes mudanças na distribuição do capital alocado em cada meio de comunicação em relação ao ano passado", diz Dora Câmara, diretora do Ibope.

MAIS BELEZA

A troca de liderança no ranking não surpreende a executiva, que destaca o crescimento do investimento publicitário do setor de higiene pessoal e beleza, em que a Unilever atua.

No semestre, a categoria concentrou 10% da publicidade do país. Com R$ 5,34 bilhões aplicados --aumento de 47%--, tornou-se o segundo setor com mais investimentos, atrás do varejista.

Além da Unilever, parte do avanço se deve à mexicana Genomma, da área de cosméticos e medicamentos.

A companhia, que nem sequer estava entre as 30 maiores no ranking do primeiro semestre de 2012, é agora a terceira maior anunciante, com R$ 1,26 bilhão, cerca de 500% mais que no ano passado.


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