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Comparação de serviço vira onda na internet
Empresas oferecem contratação de seguro pela web e miram outros produtos financeiros
Sites que comparam e facilitam a compra de produtos financeiros estão se proliferando no país.
O ComparaOnline.com anunciou na semana passada que levantou R$ 27 milhões para expansão no Brasil --a empresa é de origem chilena e opera naquele país desde 2009.
O serviço começou a funcionar no Brasil em julho. Por ele, é possível comparar, cotar e adquirir seguros para automóveis --até cinco empresas avaliam o preço.
O plano para o futuro é fazer o mesmo com outros serviços financeiros, como empréstimos e planos de telefonia e banda larga.
"O mercado de internet tem ondas. A gente viu isso nas compras coletivas, agora no mercado de seguros e é previsível que a próxima onda seja de outros produtos financeiros", afirma Marcelo Prata, 38, fundador do Canal do Crédito.
Prata começou o negócio dele, que mostra quais são as condições de empréstimos de diferentes instituições, em 2009. Ele diz que acha o aumento do número de concorrentes "fantástico", pois "isso ajuda a criar o mercado".
Marco Kemp, 42, sócio fundador do EscolherSeguro, tem o mesmo discurso: "Acho positivo que novos competidores entrem porque, juntos, mostramos que é tranquilo fazer seguro pela internet".
Segundo Kemp, 1% dos seguros são fechados por empresas da web, e 30% da frota brasileira é segurada.
A concorrente dele tem planos ambiciosos. No começo do ano, a ComparaOline fez um acordo com o Buscapé Company para ficar com o site CortaContas, que atua no mesmo setor.
A diretora da empresa para o Brasil, Laura Rodrigues, 33, diz que o cliente que fizer uma cotação pelo site recebe uma ligação de um consultor depois de quatro minutos.
A empresa ganha dinheiro cobrando uma porcentagem do prêmio do seguro. A executiva não revela quanto, mas diz que é a regra do mercado para corretores.