Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Smartphone vira chave em carro inteligente

Conexão com celular permite ao motorista checar, de casa, se será preciso abastecer

GABRIEL BALDOCCHI ENVIADO ESPECIAL A FRANKFURT

Programe o ar-condicionado do seu carro antes de sair de casa, veja se será preciso sair mais cedo para abastecer e, ao chegar no veículo, destrave a porta com o celular.

Consumidores europeus poderão interagir dessa forma com os carros em breve.

Um projeto de parceria entre as sul-coreanas Hyundai e LG tenta expandir para os veículos o conceito da casa inteligente, em que o proprietário recebe informações técnicas pelo celular.

Com uma tecnologia semelhante à usada no bilhete único, as marcas aboliram a chave no carro. Basta encostar o celular em um sensor para abrir a porta.

Para as informações remotas, o dispositivo usa a conexão 3G. A integração do sistema do smartphone com o do veículo permite ao usuário, mesmo distante, saber das condições técnicas.

Dados como pressão dos pneus, temperatura interna, se as janelas estão abertas ouse as portas estão trancadas, além de informações de navegação (velocidade média e combustível restante), ficam disponíveis pelo celular.

Os motoristas também podem pré-programar o ar-condicionado, mas não é possível ligá-lo porque a legislação europeia proíbe que se dê a partida no motor à distância.

"Seria possível fazê-lo, mas é uma questão de legislação", diz o gerente de produtos da Hyundai, Johannes Heichel.

Em fase de testes, a tecnologia deve chegar ao mercado europeu no próximo ano como opcional pago. Não há ainda previsão para o Brasil.

"Não sabemos ainda como o sistema poderia funcionar no Brasil", diz Heichel.

As montadoras têm se dedicado a ampliar a conectividade de seus carros como forma de atrair consumidores e combater o crescente desinteresse de jovens, em especial os europeus, por adquirir novos veículos.

TECNOLOGIA

Entre as tecnologias mostradas no Salão do Automóvel de Frankfurt, outro destaque é o sistema criado por um fornecedor da BMW que, em caso de acidente, liga automaticamente para o atendimento da marca.

O atendente retorna a ligação ao motorista e, se ele não responder, o serviço de emergência é enviado ao local.

O dispositivo já está disponível na Europa e deve chegar ao Brasil em 2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página