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Criador do método Toyota, que mudou a produção industrial, morre aos 100 anos

HIROKO TABUCHI DO "NEW YORK TIMES", EM TÓQUIO

Criador do modo de produção que levou a Toyota à liderança mundial entre as montadoras, Eiji Toyoda morreu na terça-feira, em Toyota City, Japão, onde fica a sede da empresa. Ele tinha 100 anos.

Toyoda foi presidente da Toyota entre 1967 e 1982 e depois presidente do conselho e consultor. No período, ajudou a transformar uma pequena subsidiária de uma fábrica de máquinas têxteis na maior montadora global.

Toyoda passou a juventude trabalhando na fábrica da família, onde desenvolveu interesse precoce por máquinas. Formou-se em engenharia mecânica pela Universidade de Tóquio, em 1936.

No ano seguinte, Kiichiro Toyoda, filho do fundador, criou a Toyota Motor, e levou o jovem Eiji para trabalhar com ele. Designado para a solução de problemas de qualidade, logo desenvolveu uma capacidade quase sobrenatural de encontrar desperdício.

Em 1950, fez uma visita de três meses à fábrica Rouge, da Ford, em Detroit, que se provaria decisiva. A fábrica era a maior e a mais eficiente do mundo. Até 1950, a Toyota havia fabricado apenas 2.685 automóveis, ante os 7.000 veículos produzidos por dia na fábrica Rouge.

Toyoda não se deixou abater, escrevendo à sede da empresa que imaginava "haver algumas possibilidades de melhorar o sistema". Levou de volta ao Japão um espesso manual; sua companhia traduziu o livro, mudando o nome "Ford" para "Toyota" em todo o texto.

Em 1959, Toyoda se tornou diretor da fábrica da Toyota em Motomachi, que deu à Toyota vantagem decisiva sobre a rival interna Nissan e a confiança de que precisava para buscar os mercados internacionais.

Enquanto expandia agressivamente a produção, Toyoda aplicava à empresa uma cultura industrial baseada em conceitos como o de kaizen, o compromisso de adotar constantemente melhoras sugeridas pelos operários da companhia, e o just-in-time, um esforço incansável de eliminação de desperdício.

As ideias se tornaram uma filosofia empresarial conhecida como Sistema de Produção Toyota, ou "Toyota Way".

"Uma das características dos operários japoneses é que eles usam o cérebro e não só as mãos", declarou Toyoda em 1986. "Nossos funcionários oferecem 1,5 milhão de sugestões ao ano, e 95% delas são colocadas em uso."

Ainda que a Toyota tenha mantido suas técnicas industriais em segredo por muito tempo, a companhia veio a reconhecer o interesse que seu modelo despertava e passou a oferecer consultoria.

No começo dos anos 90 foi Toyoda, conhecido como homem de poucas palavras, que expressou o senso de crise dentro da empresa, em um momento de estagnação do crescimento japonês.

Ele argumentava que a Toyota precisava mudar seu modo de produção, se esperava sobreviver no século 21.

Foi sua insistência que levou ao desenvolvimento do hoje popular híbrido Prius, movido a motor de gasolina e motor elétrico.


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