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Gol vai acabar com a marca Varig até abril do ano que vem

Nove dos 12 aviões serão pintados com as cores da nova dona

RICARDO GALLO DE SÃO PAULO

A marca Varig irá desaparecer dos aviões da Gol até abril do ano que vem.

Há 12 aviões Varig, entre Boeings 737-700 e 737-800, o que representa menos de 10% da frota da empresa.

Nove desses aviões serão repintados nas cores da Gol. Outras três aeronaves serão devolvidas a empresas de leasing, segundo a Gol.

A Gol comprou a marca Varig em 2007, por US$ 320 milhões, com a intenção de usá-la em voos internacionais. Na ocasião, o empresário Nenê Constantino, dono da Gol, disse que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe pedira que "salvasse a Varig" e recuperasse o prestígio da empresa, por décadas a maior do país.

Aviões com a bandeira da Varig chegaram a voar para a Europa, mas a operação fracassou e foi abortada em 2008.

Desde então a Gol se concentrou em usar a Varig em voos domésticos e na América do Sul, mas a marca foi desaparecendo dos aviões gradativamente.

Atualmente, a Gol avalia que os passageiros associam a marca Varig a aviões ultrapassados usados no início da década passada, quando a empresa passava por dificuldades financeiras --mesmo que as aeronaves Varig de hoje sejam novas e modernas.

A Gol amargou um prejuízo bilionário durante o processo de integração com a Varig, e acabou decidindo eliminar a marca há cerca de quatro anos, quando decidiu não voar mais para fora.

A Gol comprou a Varig não pela marca, mas pelos slots --direitos para pouso e decolagem-- em Congonhas.

A única marca que restou da Varig foi o Smiles. O logotipo do Smiles mudou e ganhou a cor laranja. A Gol preservou o CNPJ da Varig, por razões fiscais e regulatórias.


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