Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / @folha_mercado

Para R$ 80 mil, que opções têm ganho líquido maior que o da poupança?

L.B., de São José dos Campos (SP)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - Minha primeira recomendação são investimentos que, assim como a poupança, são isentos de Imposto de Renda, como as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e as LCIs (Letras de Crédito Imobiliário).

Você poderá encontrá-las em grandes bancos, mas, para valer a pena, deve buscar um retorno acima de 73% do CDI (taxa média de juros cobrada entre bancos), líquido de imposto.

A aplicação mínima exigida em LCAs, porém, costuma ser alta, de cerca de R$ 100 mil, valor maior que o que você tem disponível no momento.

Outra opção são os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários). Taxas acima de 86% do CDI já são suficientes para que o ganho líquido supere o da poupança.

O Tesouro Direto, que possibilita investir em títulos do governo via internet, também é uma boa alternativa se comparado à caderneta de poupança.

Os papéis com menor risco são as LFTs (Letras Financeiras do Tesouro Nacional). A principal pesquisa que você terá de fazer aqui será por uma corretora com baixos custos de operação para o programa.

Os ganhos no Tesouro Direto e no CDB, porém, têm desconto de Imposto de Renda. Nesse caso, vale destacar que a alíquota de IR cai quanto mais longo é o prazo da aplicação, chegando a 15% após dois anos.

-

EU INVISTO EM

Suzana Pires,atriz

"Gosto de diversificar. Tenho investimentos em arte, mas também em terra e gado"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página