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Internet acabou com modelo de remuneração

DE SÃO PAULO

A internet acabou com a comissão que as agências de viagem recebiam das companhias aéreas e que vinha embutida no preço da tarifa final.

Esse modelo foi substituído por programas de incentivo, como o pagamento de bônus pelo cumprimento de metas de vendas.

As empresas aéreas não gostam de pagar bônus para agências virtuais de viagem pois essas agências já cobram taxas dos passageiros de forma nem sempre muito explícita.

A Decolar embutia o valor no preço da passagem, mas, depois de queixas de órgãos de defesa do consumidor, passou a discriminar antes da finalização da compra. Hoje a cobrança aparece como "encargos".

A Decolar não revela os critérios para a cobrança. A reportagem constatou encargos de 10% do preço do bilhete. Há casos em que os encargos da Decolar superam as tarifas aeroportuárias.

As companhias aéreas também criticam o fato de que os buscadores de tarifa utilizam suas marcas e vendem seus produtos sem pagar.

Por outro lado, os buscadores são marcas fortes com muita visibilidade. A Decolar é líder com 24,2% do tráfego de brasileiros que acessam sites de agências de viagem, segundo a Hitwise, ferramenta da Serasa Experian. Em seguida estão Mundi (11,5%) e Submarino (10,5%).


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