Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Linhão' do rio Madeira entra em operação

JÚLIA BORBA DE BRASÍLIA

Um ano e dez meses depois da data prevista, a linha de transmissão que escoa a energia das usinas do rio Madeira --Jirau e Santo Antônio-- entrou em operação comercial.

As obras do "Linhão do Madeira", como ficou conhecido o sistema de transmissão, foram concluídas no fim de julho.

Em novembro foi iniciada a fase de testes e, em 29 último, a linha começou a transportar energia entre Porto Velho (RO) e Araraquara (SP). De lá, a energia é distribuída ao país.

O consórcio IE Madeira, responsável pela obra, composto por Furnas (24,5%), Chesf (24,5%) e Cteep (51%), defende que a demora para a linha entrar em operação não prejudicou o abastecimento dos consumidores.

"A obra das usinas também atrasou. Não adiantaria colocar a linha para funcionar enquanto não houvesse uma quantidade mínima de turbinas em funcionamento permanente, o que só ocorreu em outubro", disse o diretor técnico, Armando Araújo.

O consórcio defende também que o atraso não se deve às obras, mas à dificuldade na obtenção da licença ambiental, entregue em sua versão final apenas em outubro de 2011, quatro meses antes do prazo dado pela Aneel para início da operação comercial da linha.

O linhão' tem 2.400 km e capacidade para suportar até 6.600 megawatts (MW). Para dar segurança ao sistema elétrico, porém, ele irá operar com metade dessa capacidade.

Por enquanto, a linha de transmissão deve ser usada para no máximo 1.000 MW, energia que está sendo produzida pelas duas usinas até o momento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página