Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON mauro.zafalon@uol.com.br

Europa repete EUA e produtores têm queda de renda agrícola neste ano

Os produtores agrícolas dos 28 países da União Europeia não conseguiram fechar as contas neste ano e tiveram uma perda real de renda de 1,3%. É o segundo ano seguido que o setor passa por dificuldades, uma vez que em 2012 apenas conseguiram empatar custos e receitas.

Os dados fazem parte da primeira estimativa de renda feita pelo Eurostat, órgão estatístico da União Europeia.

Apesar da queda, os europeus ainda mantêm uma gordura para queimar. De 2005 a este ano, a renda real por trabalhador acumula alta de 29,2%, segundo o órgão.

O valor dos produtos até que teve pequena reação neste ano, com alta média de 0,1% para os produtores, mas a evolução dos custos foi ainda maior, subindo 0,8%. O resultado foi a queda.

Apesar dessa conjuntura desfavorável na Europa, a renda subiu em 15 dos 28 países. A liderança ficou com a Holanda, onde o crescimento deste ano é de 11,4%. Os produtores da Romênia, da Espanha e da Itália conseguiram boa evolução da renda em relação ao ano passado.

Já outros produtores importantes, como Alemanha e França, estiveram entre os que registraram as maiores quedas neste ano.

A maioria dos países do Leste Europeu acompanhou os alemães e os franceses na queda de renda.

A perda de renda dos europeus repete as quedas nos Estados Unidos e no Canadá. Nos EUA, as estimativas indicam uma perda de renda de 3,4% em relação a 2012. No Canadá, o recuo é de 1%.

Assim como na Europa, as maiores perdas de receitas nos EUA e no Canadá ocorrem no setor de grãos. Já no Brasil o Valor Básico da Produção subiu 9% neste ano.

Romênia Produtor vai pagar 30% menos pela energia utilizada na irrigação agrícola no próximo ano, promete o governo. O objetivo é elevar em 700 mil hectares a área irrigada no país.

Menos peru Os produtores norte-americanos colocaram, em média, 26 milhões de ovos nas chocadeiras de setembro a dezembro, 3,3% menos do que em 2012.

Máquinas À espera de definições políticas, os produtores europeus aguardam para efetivar compras de máquinas agrícolas.

O que buscam Os novos equipamentos têm de ter maior eficiência, com redução de custos e mais produtividade, segundo eles.

ZINCO

+1,71%

Ontem, em Londres

SUCO DE LARANJA

-1,73%

Ontem, em Nova York

Exportações de carnes perdem ritmo neste mês

As exportações de carnes perdem ritmo no mês, em relação a igual período de 2012. As de milho sobem.

O volume médio das exportações de carne de frango, líder no setor, recuou 12% neste mês, em relação a dezembro de 2012. Nesse mesmo período, as de suínos caíram 10%, mas as de bovinos aumentaram 21%.

Os preços médios, à exceção dos de frango, são melhores do que os de 2012.

Os dados são da Secex, que aponta ainda uma boa evolução das exportações de milho nas duas primeiras semanas do mês. Se o cereal mantiver o mesmo ritmo, as exportações vão superar os 3 milhões de toneladas. Até novembro somaram 23,5 milhões de toneladas, mas podem superar 26 milhões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página