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Leilão da BR-040 tem desconto de 61%

Deságio da rodovia que liga DF a MG foi o maior de todas as cinco concessões de estradas federais feitas em 2013

Invepar, que administra o aeroporto de Guarulhos, terá de investir R$ 7,9 bi em 30 anos na estrada

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

No último leilão de infraestrutura do ano, a Invepar arrematou a rodovia BR-040, que liga Brasília a Juiz de Fora (MG), com um desconto de 61,13% no preço máximo de pedágio estabelecido pelo governo, de R$ 8,30.

Foi o maior deságio entre as cinco estradas federais concedidas neste ano à iniciativa privada.

A Invepar, que tem como sócios a OAS e os fundos de pensão Previ, Funcef e Petros, poderá cobrar R$ 3,20 de pedágio para cada um dos 11 trechos de 100 km da rodovia.

A empresa será responsável pela recuperação, pela manutenção e pela ampliação da BR-040 pelos próximos 30 anos. São 936,8 km, dos quais 714 km terão de passar por duplicações em até cinco anos.

A previsão de investimentos, segundo o Ministério dos Transportes, é de R$ 7,9 bilhões em 30 anos, sendo que mais da metade deve ser realizada até 2019.

Gustavo Rocha, presidente da Invepar, disse estar tranquilo com relação à proposta. "Estudamos essa rodovia desde 2009, era nosso foco principal."

A localização e o fato de a rodovia ter um perfil diversificado (é usada para cargas, passeio e trabalho) explicam o interesse, segundo Rocha.

A Invepar administra o aeroporto de Guarulhos e mais 11 concessões, entre elas a rodovia Raposo Tavares e a Linha Amarela, no Rio de Janeiro. No ano que vem, os 13 projetos sob concessão da Invepar demandarão aproximadamente R$ 2 bilhões em investimentos.

Oito consórcios compareceram à sede da BM&FBovespa com propostas ao leilão na manhã de ontem. O segundo maior deságio foi o da Ecorodovias, de 44,63%.

NOVAS CONCESSÕES

Além dos cinco lotes licitados neste ano, o programa de concessões rodoviárias prevê quatro, num total de 7.000 km, que demandarão R$ 46 bilhões em investimentos.

Segundo o ministro dos Transportes, César Borges, o próximo lote será o da BR-153, que faz a ligação de Goiás ao Tocantins da Belém-Brasília e que deve ir a leilão em fevereiro do ano que vem.

A previsão agora é leiloar apenas o trecho de 600 km de Anápolis (GO) a Gurupi (TO). O trecho restante, de Gurupi a Palmas, permanecerá sob gestão pública. "É um trecho que requer muitos investimentos e recebe pouco tráfego", diz o ministro.

Esta foi a segunda tentativa de leiloar o trecho da BR-040. A disputa estava prevista originalmente para o início do ano, com preço máximo de pedágio de R$ 3,34 por praça, mas foi adiada a pedido das empresas.


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