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Internautas driblam preços altos com ajuda de rede social

DO RIO

Inconformados com os altos preços dos serviços no Rio, internautas têm criado páginas nas redes sociais para divulgar locais que cobram valores altos por produtos simples e para dar dicas de como economizar na cidade.

O mais novo sucesso da internet é a página "Rio $urreal - NÃO PAGUE". Criada no dia 17 no Facebook, ela possuía, às 19h de ontem, 104 mil seguidores. A primeira postagem de repercussão foi a foto da lista de preços de uma barraca na praia de Ipanema, em que um misto quente era vendido por R$ 20, e uma salada verde, por R$ 43.

Há relatos de um prato de estrogonofe para dois por R$ 72,60, um cachorro-quente a R$ 42,90, uma banana split por R$ 31 e um cafezinho a R$ 6,60.

"Mais do que tentar mudar os comerciantes, esta página tem a pretensão de contribuir para uma reflexão dos consumidores. Cabe a nós decidirmos quanto queremos pagar por determinada coisa --seja ela uma roupa, refeição ou um serviço. Está caro? Não compre", explicam os criadores em uma postagem.

A página nasceu de um movimento que fez sucesso na internet ao sugerir a adoção de uma moeda paralela, batizada de "surreal", em substituição ao real. O intuito era denunciar com ironia a escalada de preços e incentivar o consumo consciente.

"Sessenta surreais por um litro de sorvete é demais", diz uma das publicações. Um dos símbolos do movimento são as cédulas com o pintor surrealista Salvador Dalí, criadas por Patricia Kalil, uma das idealizadoras da página.


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