Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mídia

Tecnologia deve ter função na reportagem, afirmam jornalistas

DE SÃO PAULO - As novas mídias devem se integrar à reportagem, mas seu uso não pode ser acessório, precisa ajudar a contar uma história. A afirmação foi consenso entre os participantes da sabatina "Novas linguagens e o futuro do jornalismo", ontem, na Campus Party, em São Paulo.

"Sigo a escola Bauhaus: a forma tem que ter função", disse o repórter especial da Folha Marcelo Leite, que integrou a equipe do multimídia "A Batalha de Belo Monte".

"[A reportagem na internet permite] novas maneiras de interagir com o conteúdo", disse a jornalista e dona de consultoria de design em mídia Mariana Ochs.

"Provamos que as pessoas leem muito na internet", disse Pedro Burgos, do site Oene, que publica reportagens grandes, com textos de mais de 30 mil caracteres.

Essas novas formas têm como exemplo o especial multimídia "Snow Fall", do "New York Times", que conta a história de uma avalanche.

"A Batalha de Belo Monte" usou narrativa semelhante à do "New York Times" para tratar da polêmica em torno da usina de Belo Monte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página