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Agência brasileira Africa leva 'Oscar' da publicidade global

Eleição da Agência Internacional do Ano é feita pela revista "Advertising Age"

DE SÃO PAULO

A agência Africa foi eleita a International Agency of the Year (Agência Internacional do Ano, em tradução livre) pela "Advertising Age", publicação americana considerada referência na propaganda mundial. É a primeira vez em 14 anos que uma agência brasileira conquista o prêmio, considerado o Oscar da área --a única outra foi em 2000, quando a AlmapBBDO foi escolhida.

"Nós ficamos impressionados com a Africa porque faz um trabalho muito bom com marcas grandes, que podem ser muito desafiadoras", diz Laurel Wentz, editora da "Advertising Age", que publica a lista desde 1984.

Ela também diz que a publicação vem observando um crescimento na criatividade da América Latina: nos últimos quatro anos, três das agências que receberam o prêmio foram do continente: além da Africa, uma colombiana e uma argentina.

Entre os critérios para a eleição estão o crescimento, a criatividade das campanhas, a inovação e a contribuição para o sucesso dos negócios do cliente.

Para Sergio Gordilho, copresidente e diretor-geral de criação da Africa, um dos diferenciais da agência é a produção de campanhas que hoje fazem parte da cultura popular. Outro ponto de destaque, segundo Gordilho, é o desempenho da agência no meio digital. A Africa produziu alguns dos comerciais mais vistos no YouTube.

A Africa é a 7ª maior agência do Brasil, tem 11 anos e faz parte do Grupo ABC --19º maior do mundo e com capital 100% nacional. Em 2013, sua receita foi de R$ 2,2 bilhões, crescimento de 18% em relação a 2012. A Africa tem 300 funcionários divididos em escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York e San Francisco.

Segundo Gordilho, a agência procura novas ideias, independentemente do meio em que serão veiculadas.

"Estamos vivendo um momento tão eufórico na área de tecnologia, nessa era pós-redes sociais, em que o consumidor tem tanta força, que a agência deve entender essa situação e trazer ideias para os clientes e para fortalecer suas marcas", diz. Ele também acredita em um fortalecimento maior da área publicitária por causa de eventos como a Copa e a Olimpíada.

A agência tem entre seus clientes a Folha.


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