Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo diz que fornecimento está assegurado

DE BRASÍLIA

O Ministério de Minas e Energia publicou nota ontem afirmando que, apesar do apagão da última semana, do baixo nível dos reservatórios e da falta de chuvas no país "o fornecimento de energia elétrica está assegurado, em quantidade e qualidade necessárias ao adequado atendimento de todos os consumidores".

A assessoria de imprensa da pasta diz que o esclarecimento é necessário para que sejam respondidas "notícias, análises e especulações divulgados pelos meios de comunicação".

A nota afirma também que, "apesar das adversidades climáticas", o planejamento do setor elétrico brasileiro considera um cenário conservador em relação ao consumo e que, nos leilões, é usual o contrato de energia acima das metas de crescimento de mercado, para que haja "sempre excedente".

Ainda de acordo com o ministério, o sistema de transmissão também está dimensionada considerando um cenário conservador, para "garantir um nível de segurança mesmo em caso de eventuais atrasos de obras".

No entanto, segundo documento publicado no fim de 2013 pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que reúne as principais autoridades do governo para o trema, hoje 71% das obras de transmissão estão atrasadas.

O tempo médio de atraso é de 13,5 meses, maior do que nas obras de geração, cujo atraso atinge, em média, 8,5 meses.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página