Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Troco poupança antiga por CDB ou Tesouro?

A.J.P.M.F., Monte Alto (SP)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - É importante lembrarmos o novo funcionamento da poupança. Para depósitos anteriores ao dia 4 de maio de 2012, independentemente do patamar da taxa básica de juros da economia (Selic), a remuneração da poupança para um investidor pessoa física é de 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial), líquido de impostos.

Para depósitos efetuados a partir de 4 de maio de 2012, a remuneração da poupança é 0,5% ao mês mais TR desde que a Selic superior a 8,5%. Caso a taxa seja igual ou inferior a esse nível, a caderneta paga somente 70% da Selic mais a TR.

No cenário atual, temos a Selic em 10,5% ao ano. Ou seja, todos os depósitos estão com rentabilidade nos parâmetros dos feitos antes de 4 de maio de 2012.

Segundo estimativas de mercado, a taxa de juros para daqui a um ano será de 11,13% ao ano. Se você ficar pelo menos dois anos e um dia com o investimento e conseguir uma aplicação que o remunere a 100% do CDI (média dos juros dos empréstimos entre bancos), irá obter rentabilidade líquida de impostos de 9,46%.

Os últimos aniversários da poupança em fevereiro pagaram 0,55% no mês. Projetando ao longo de um ano, o resultado seria de 6,85% ao ano.

Observando as duas comparações, é fácil concluir que seria mais interessante aguardar a próxima data de aniversário da sua poupança e migrá-la para um CDB DI (Certificado de Depósito Bancário) que o remunere ao menos a 100% do CDI ou mesmo uma LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) ou LCI (Letra de Crédito Imobiliário) com taxa mínima de 85% do CDI. Para cada R$ 100 mil aplicados, você teria rentabilidade adicional de R$ 4.001,38 ao ano.

Ocorre que a decisão não é tão simples. Todo estudo feito acima considera como premissa o nosso cenário atual. Caso a taxa Selic volte a ficar em um patamar igual ou abaixo de 8,5% ao ano, você terá sua rentabilidade reduzida e terá perdido a condição do retorno mínimo de 0,5% ao mês mais TR da poupança antiga.

É difícil prever o comportamento da taxa de juros. Isso quer dizer que qualquer decisão que você tomar envolverá riscos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página