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TAM passa a integrar aliança oneworld

Companhia estreia hoje na nova rede, mas manteve acordos bilaterais com antigos parceiros da Star Alliance

Quem voar nas empresas parceiras da nova aliança já pode acumular pontos ou milhas

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

A partir de hoje, a TAM deixa de pertencer à rede Star Alliance e passa a integrar a oneworld, aliança que tem a chilena LAN como uma de suas fundadoras.

Quem voar nas companhias parceiras da oneworld já pode acumular pontos no TAM Fidelidade.

E quem tem pontos no TAM Fidelidade pode emitir bilhetes para voar nas companhias da aliança.

A oneworld é formada por 13 companhias aéreas, incluindo American Airlines, British Airways e Iberia.

Mas a TAM conseguiu manter acordos bilaterais com 11 das 27 parceiras que tinha na Star Alliance e que não concorrem com as integrantes da na nova aliança.

São elas Air Canada, Air China, ANA, Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss e Turkish Airlines.

Clientes do TAM Fidelidade poderão acumular e resgatar pontos ou milhas ao voarem nessas companhias da Star Alliance.

O mesmo vale para associados dos programas de fidelização dessas companhias, que poderão acumular e resgatar pontos ou milhas ao voarem com a TAM.

Mas o acordo com as empresas da Star Alliance tem algumas restrições.

Eles não valem, por exemplo, para o "upgrade" de categoria. Para isso, é preciso acumular pontos com parceiros da oneworld.

Como é de praxe quando uma nova empresa integra uma aliança, a cerimônia de entrada da TAM na oneworld contará com a presença dos presidentes das companhias aéreas parceiras.

Dos treze, o único que não virá é o presidente da Malaysia Airlines, devido ao acidente com o voo 370.

CONCORRÊNCIA

A saída da TAM da Star Alliance decorre de uma exigência do órgão de defesa da concorrência chileno, que impôs como uma das condições para aprovar a fusão LAN e TAM que elas passassem a integrar uma única aliança.


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