Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mantega justifica ajuda a montadoras

Governo busca evitar desemprego, afirmou

MARIANA CARNEIRO DE SÃO PAULO

A relevância do setor automotivo na economia e os empregos que gera (e mantém) são os motivos apontados pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) para o apoio do governo federal às montadoras.

Durante evento em São Paulo, o ministro afirmou que o governo está tentando, neste momento, derrubar barreiras às vendas de automóveis à Argentina, o principal mercado consumidor brasileiro.

Além disso, sinalizou que prepara medidas para impulsionar o consumo interno.

"Estamos negociando com a Argentina a liberação de entraves para a exportação de automóveis e viabilizando o financiamento, que será privado, com algumas condições", afirmou o ministro, sem dar mais detalhes.

"Temos praticado estímulos para vários setores, principalmente para os que mais explicam o crescimento do PIB ou que vão ter problemas com o emprego. Nós nunca deixamos um setor aumentar o desemprego, sempre tomamos medidas", disse.

Segundo a Anfavea (associação que reúne as montadoras), as vendas ao vizinho recuaram 32% no primeiro trimestre e o emplacamento de automóveis no mercado doméstico caiu 3,5%, ante o mesmo período de 2013.

Enquanto as barreiras na Argentina se devem à crise cambial vivida pelo país, no Brasil, montadoras e governo atribuem a moderação nas vendas à escassez de crédito.

A Folha noticiou no fim de semana que o governo estuda criar um fundo garantidor, para restaurar o empréstimo de bancos privados. As instituições financeiras ficaram mais restritivas após uma safra de calotes, em 2011.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página