Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Onde invisto R$ 25 mil com baixo risco?

M.E., DE SÃO PAULO (SP)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA PUC-RIO E CERTIFIED FINANCIAL PLANNER ALEXANDRE CANALINI - Antes de avaliarmos quais os ativos mais ou menos rentáveis, eu creio que seja interessante abordamos de forma mais cuidadosa os seus objetivos com o investimento e o seu perfil como investidor.

A avaliação do seu perfil passa pela análise do seu conhecimento sobre ativos financeiros, o tempo disponível para deixar o dinheiro aplicado, a forma que você fará a gestão dos recursos, a relação entre suas despesas e receitas e o seu objetivo de retorno e tolerância ao risco.

Você conseguirá fazer a avaliação do seu perfil entrando em contato com o banco ou a corretora que o atende. Eles têm ferramentas para avaliar o seu perfil. Você também poderá encontrar ferramentas de avaliação de perfil em sites de finanças pessoais e investimentos.

Após entender seu perfil, você deverá procurar investimentos eficientes para aplicar os seus recursos. Considerando o volume de R$ 25 mil, sugiro alguns pontos a levar em conta.

A parcela da sua carteira destinada à renda fixa não conseguirá obter taxas atrativas em um CDB ou rentabilidade competitiva nos fundos de renda fixa. Recomendo investir em Letras Financeiras do Tesouro, por meio do Tesouro Direto. Veja os custos de corretagem e custódia que as corretoras cobram, pois podem tornar o investimento menos competitivo. O site do Tesouro Nacional informa os custos.

Se o seu perfil permitir algum investimento com risco, recomendo que inicie aplicando em fundos multimercados. Com o passar dos meses e a rentabilidade do fundo, você vai sentir melhor a sua sensibilidade para investimentos de riscos. Se entender a lógica do mercado, entendo que você poderá passar a ativos mais arriscados, como ações.

Por fim, não deixe de avaliar a rentabilidade líquida após o recolhimento de impostos. Se você tiver acesso a LCA ou LCI, com o valor disponível para aplicar e uma taxa competitiva, recomendo optar por tal aplicação.

Não existem investimentos bons ou ruins, existem investimentos mais e menos adequados ao seu perfil e ao seu momento de vida.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página