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Após derrota para Johnnie Walker, cachaça muda o nome

LILIANE PELEGRINI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BELO HORIZONTE

Após enfrentar, durante quatro anos, um processo por plágio encabeçado pela inglesa Diageo, detentora da marca do uísque Johnnie Walker, a cachaçaria mineira João Andante passa a se chamar apenas O Andante.

Em processo administrativo no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Diageo acusava a empresa de "imitação" de sua marca.

A cachaça João Andante e seu personagem, segundo a marca inglesa, eram traduções literais da marca e do logotipo Johnny Walker.

"Descaracterizamos os elementos da nossa identidade visual, mas buscamos manter o carisma que conquistamos", diz Magno Carmo, um dos sócios da cachaçaria.

Na nova fase, a produção da cachaça sai de Passa Tempo, no oeste de Minas Gerais, e vai para Papagaios, na região metropolitana. A mudança vai elevar a capacidade produtiva de 3.000 a 4.000 litros por mês para 10 mil litros mensais.

Apesar da derrota para a Diageo, os sócios dizem que não cometeram plágio.

Eles se resguardam no parecer do próprio Inpi, de que não haveria confusão entre as duas marcas, "por causa do tipo de público consumidor, especializado o suficiente para distinguir entre as marcas e os produtos assinalados por estas".


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