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Tyson entra em disputa bilionária com a JBS pela Hillshire Brands

Empresa trava corrida acirrada com o grupo brasileiro pela liderança no mercado global de carnes

Rival americana faz oferta de US$ 6,8 bi e tem como objetivo aumentar participação no setor de matinais

DO "FINANCIAL TIMES"

A companhia americana do setor de alimentos Tyson Foods, uma das maiores do mundo, abriu uma disputa com o grupo brasileiro JBS pela compra da Hillshire Brands, também dos EUA.

A Tyson ofereceu nesta quinta (29) US$ 6,8 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões) pela Hillshire. No começo da semana, o grupo JBS, por meio de sua subsidiária americana Pilgrim's Pride, havia ofertado US$ 6,4 bilhões.

A proposta da Tyson, de US$ 50 por ação, supera em US$ 5 por ação a oferta da rival, e é "mais alta e mais segura do que aquilo que a companhia pode obter em curto prazo, quer isoladamente ou em combinação com qualquer outra companhia no ramo de processamento de alimentos", disse Donnie Smith, presidente da Tyson.

A Hillshire, sediada em Chicago, não comentou.

A oferta, como a da Pilgrim's, está condicionada ao abandono pela Hillshire de sua aquisição da Pinnacle Foods, uma transação de US$ 6,6 bilhões que a empresa anunciou duas semanas atrás. A Hillshire teria de pagar US$ 163 milhões pelo abandono da oferta.

A Pinnacle também não respondeu à reportagem.

DISPUTA PELO TOPO

A oferta da Tyson é o último golpe em sua prolongada rivalidade com a JBS, que detém uma participação majoritária na Pilgrim's e passou a última década realizando aquisições para superar a Tyson como maior companhia mundial no ramo do processamento de carne.

A transação criaria uma empresa com mais de US$ 39 bilhões em faturamento anual e daria à Tyson, a maior companhia do setor de processamento de carne dos Estados Unidos, acesso à forte divisão de alimentos matutinos da Hillshire --segmento cada vez mais importante para os grupos de alimentos.

A companhia combinada também ofereceria à Tyson, tradicionalmente conhecida por produtos avícolas frescos e congelados, uma oportunidade de multiplicar suas ofertas no segmento de alimentos preparados, outro segmento essencial.

Em 2012, a empresa hoje objeto da disputa, então conhecida como Sara Lee, promoveu a cisão de suas operações de café e chá e mudou seu nome para Hillshire.

No mês passado, a Hillshire fechou acordo para a compra da Van's Natural Foods, que produz alimentos sem glúten, por US$ 165 milhões. Em setembro, ela adquiriu a Golden Island, uma fabricante de carne processada, por US$ 35 milhões.

A Tyson anunciou ter garantido um empréstimo-ponte junto ao Morgan Stanley Senior Funding, que deve contar com a participação da JPMorgan Securities. As duas operam como consultoras na transação. A empresa também afirmou que se prepara para emitir ações como parte do financiamento.


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