Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Minerva e BRF fazem acordo com Cade para aprovar negócio

Acerto envolve redução de fatia no setor de alimentos processados

RENATA AGOSTINI DE BRASÍLIA

O frigorífico Minerva, segundo maior exportador de carne bovina do país, e a gigante de alimentos BRF firmaram um acordo com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que viabilizará a união entre as duas empresas.

A operação, que envolve a transferência de duas unidades de abate de bovinos para o Minerva e torna a BRF sócia do frigorífico, será julgada pelo tribunal do órgão nesta quarta-feira (20).

Para aprovar o negócio, anunciado em janeiro deste ano, o Cade exigiu que as empresas se desfaçam de participação no mercado de alimentos processados, segundo apurou a Folha com representantes das companhias. Procurado, o Minerva afirmou que não iria comentar.

O alvo preferencial é a empresa de processamento de carnes MFF (Minerva Fine Foods), pertencente ao Minerva, e que atua no mercado chamado de "food service", alimentos prontos para restaurantes e lanchonetes.

O acordo não obriga, contudo, a venda da companhia, abrindo espaço para que a BRF passe adiante parte de suas unidades caso as companhias entendam ser mais vantajoso.

A condição imposta foi necessária diante da análise da Superintendência-Geral do Cade de que a entrada da BRF no capital acionário do Minerva prejudicaria a concorrência nos mercados de quibes e almôndegas, processados de frango e frios.

A BRF, criada com a fusão entre Sadia e Perdigão, possui elevada participação nesses segmentos.

O acordo é fruto de intensa negociação com o Cade. Inicialmente, as companhias desejavam que fosse criado um mecanismo que blindasse o acesso da BRF a informações estratégicas da MFF, descaracterizando assim a concentração de mercado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página