Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
mercado/tec
Amazon inicia a venda de livros impressos no Brasil
Maior varejista digital do mundo vai oferecer 150 mil títulos em português
Desde que se instalou no país, em 2012, a companhia americana vendia apenas livros no formato digital
Maior varejista digital do mundo, a Amazon inicia a venda de livros impressos no país nesta quinta-feira (21). A oferta começa em 150 mil títulos em português.
Desde que se instalou no país, há dois anos, a Amazon só vendia livros no formato digital --com um catálogo em português que começou em 13 mil títulos e hoje já soma 35 mil, além de 2,2 milhões considerando o acervo em qualquer idioma.
O primeiro teste com produtos não digitais se deu em fevereiro deste ano, quando a empresa começou a vender o leitor digital Kindle, segundo Alex Szapiro, diretor da Amazon no Brasil.
A Amazon não dá números sobre o volume de títulos estocados em seu centro de distribuição em Barueri, com 10 mil metros quadrados (o equivalente a um quarteirão).
Há algumas semanas, quem passou em frente à sede de uma editora no Belenzinho tinha uma ideia da dimensão: 42 carretas recebiam livros para abastecer o depósito de Barueri.
"Não são só best-sellers, mas também muita cauda longa", diz Szapiro, em referência à teoria do escritor Chris Anderson de que na economia da internet os lucros virão da venda de poucas quantidades de uma variedade enorme de produtos.
PROMOÇÕES
Na estreia, a Amazon vai oferecer frete grátis para compras acima de R$ 69.
Compras feitas até as 11h em São Paulo serão entregues no dia seguinte, dependendo da região da cidade.
A Folha apurou que cerca de 80% da demanda na capital poderá ser atendida no dia seguinte.
A empresa não planeja, neste primeiro momento, oferecer o serviço premium de entrega expressa em poucas horas. "A logística é um desafio no Brasil", diz.
A venda de livros impressos é apenas o início de uma operação que deverá incluir outras categorias de pro- dutos. Mas a empresa não revela quando isso deverá acontecer.
AMAZON /2013
FATURAMENTO US$ 74,45 bilhões
EBITDA US$ 3,9 bilhões
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 88 mil
PRINCIPAIS CONCORRENTES Barnes & Noble, Walmart e BestBuy