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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Cimenteira investirá R$ 915 milhões no PR

A fabricante de cimentos Tupi, de Volta Redonda (RJ), vai expandir suas operações para a região Sul do país.

A companhia estima investir R$ 915 milhões em uma fábrica em Adrianópolis (distante cerca de 130 quilômetros de Curitiba).

O município é rico em matérias-primas e está em processo de receber outras duas indústrias cimenteiras, segundo Luiz Eduardo Sebastiani, secretário da Fazenda do Estado do Paraná.

"O Estado é o terceiro maior produtor de cimento, atrás de Minas Gerais e São Paulo, mas algumas cidades ainda não atraem muitas indústrias, por isso intensificamos os incentivos."

A companhia estima que a nova planta produza 1,5 milhão de toneladas de cimento ao ano e movimente 250 empregos diretos e 1.200 indiretos, segundo a secretaria.

"Por conta dos altos custos do frete, a planta atenderá o mercado até 150 quilômetros do entorno do município. As operações devem começar em três anos", diz Rodrigo Frazão, diretor da Tupi.

A companhia, fundada em Volta Redonda (RJ), tem unidades também em Carandaí (MG) e Mogi das Cruzes (SP), que produzem os cimentos portland composto e portland de alta resistência.

São fabricados cerca de 2 milhões de toneladas do produto por ano nas três plantas.

As empresas Margens Cimento, Companhia Vale do Ribeira e Cimento Tupi vão receber incentivos como parcelamento de ICMS incremental, imposto diferenciado para energia elétrica e gás natural, entre outras ações.

"A expectativa é que o Estado se torne um polo produtor de cimento e fique ainda melhor posicionado do que já está", afirma o secretário da Fazenda paranaense.

Empresa lança consórcio de imóveis na Argentina

Depois de mais de vinte anos de atuação na Argentina no segmento automotivo, a Rodobens passou a oferecer na semana passada também planos de consórcios de imóveis, como no Brasil.

"Apesar do ambiente macroeconômico difícil, avaliamos que deveríamos estender a atuação para o imobiliário", disse por telefone, de Buenos Aires, João Batista Araújo, diretor da Rodobens Consórcio Internacional.

Nos últimos dois anos, a companhia fez pesquisas de mercado sobre a demanda para os produtos.

"Encontramos muito interesse em comprar imóveis. As pessoas veem no consórcio possibilidade de fazer um investimento seguro e proteger seu dinheiro. Os argentinos ainda têm o costume de ter economias em casa e em dólar", afirmou Araújo.

De início, a empresa argentina Rodobens Plan de Ahorro terá imóveis em torno de US$ 60 mil, com prazo de até 96 meses de pagamento, com 192 participantes.

A meta inicial da empresa é formalizar 800 contratos no primeiro ano e comercializar US$ 50 milhões (cerca de R$ 117 milhões) em créditos.

"Seremos a única empresa a operar em todo o país."

A Rodobens, que tem 200 funcionários na Argentina, fez parcerias locais e contará com 40 imobiliárias para oferecer seus consórcios. Mas já pensa em ampliar os canais de distribuição.

"Nossa estratégia é lançar o produto e depois iniciar a negociação com bancos argentinos", acrescentou.

PASSOS MAIORES

A rede de lojas Clube Melissa, que vende exclusivamente sapatos da marca, terá ao menos 50 novas unidades em 2015 e deverá ultrapassar o número de pontos que estavam previstos para operar em 2017.

Hoje, são 150 franquias --serão 181 em dezembro. Em 2012, quando o projeto foi anunciado, planejava-se ter 200 em cinco anos.

"Tem muita procura por parte dos franqueados. Poderíamos abrir mais, mas às vezes o local não tem capacidade para receber uma unidade", diz Ronaldo Viana, sócio-diretor da Multifranqueadora, responsável pelas franquias da rede.

"Se, nos próximos três anos, mantivermos o atual ritmo, poderemos chegar a 400 lojas em 2017."

A região Sul, onde as sandálias são vendidas em menor volume por causa do frio, será o foco da ampliação da rede.

O diretor de relações com investidores da Grendene (fabricante da Melissa), Francisco Schmitt, porém, diz que o projeto de expansão não chegou a ser revisto.

"É claro que, se houver potencial de franqueado com o perfil que queremos e no lugar que achamos adequado, poderemos crescer. Mas não temos o compromisso de abrir um determinado número de lojas"

Segundo Schmitt, a empresa abrirá uma Galeria Melissa (loja própria e maior da marca) em Londres em outubro. Outra unidade será instalada na Ásia, ainda sem cidade e data definida.

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Softwares... A Symantec, companhia de tecnologia da informação, que detém a Norton, simplificou o portfólio da marca, que passará a oferecer uma solução principal, em vez de nove produtos.

... de segurança A empresa americana nomeou Beto Santos para o cargo de diretor regional da área de consumo. Em abril, havia sido anunciada a chegada de Sergio Chaia como novo diretor-geral no país.

Clima de Natal O Extra e o Pão de Açúcar anteciparam a comercialização de panetones em 15 dias neste ano. Até o próximo sábado (20), o produto estará em todas as lojas das redes do país.

Portfólio revisado A Basf analisará, até o fim deste ano, todos os seus produtos de acordo com requisitos de sustentabilidade. O projeto permitirá que a empresa elabore novos planos de ação.

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MENOS CONSUMO

As compras isentas de impostos feitas por estrangeiros nos principais destinos turísticos caíram 3% em valores no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2013.

Os dados são da Global Blue, empresa que presta serviços de devolução de tributos pagos pelos viajantes.

Entre os principais compradores, as despesas dos russos recuaram 18% de abril a junho, sobretudo por causa da desvalorização do rublo, que ganhou impulso após a crise na Ucrânia.

Visitantes provenientes de Tailândia, Japão e Indonésia reduziram gastos em 22%, 16% e 14%, respectivamente.

Os viajantes chineses tiveram um volume de despesas 9% maior no trimestre, mas, apesar da alta, ela ficou bem abaixo de intervalos anteriores, quando houve aumentos de 30% a 50%.

Entre os destinos que recebem os maiores gastos isentos de tributos, a queda mais elevada foi registrada em Cingapura: 10,8%.


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