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Leitores de impresso se lembram mais de notícias

Jornal incentiva mais a lembrança do conteúdo que mídia on-line, diz estudo

DE SÃO PAULO

Os leitores de mídia impressa leem mais notícias e se lembram mais delas do que os de mídia on-line. A conclusão é de estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Houston (EUA).

O trabalho analisa diferenças nas experiências de leitores dos dois tipos de mídia.

Dois grupos de estudantes participaram da pesquisa. Um deles leu a edição impressa do "New York Times", enquanto o outro leu a mesma edição na versão on-line.

Após 20 minutos de leitura, foi solicitado aos participantes anotar manchetes, tópicos gerais e principais pontos do maior volume de notícias que pudessem lembrar. Os leitores do impresso anotaram 4,24 novas histórias, em média, enquanto o grupo do on-line se lembrou de 3,35.

"Os jornais impressos são um meio mais eficaz do que os jornais on-line a incentivar a lembrança", diz Arthur Santana, autor do estudo. Ele também afirma que a efemeridade do on-line pode passar ao leitor a mensagem de que talvez não seja tão importante se lembrar das notícias.

Além disso, a facilidade de o usuário encontrar a informação na internet pode torná-lo menos apto a perceber que ele realmente precisa guardá-la na memória.


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