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Congonhas amplia espaço para a Azul

Oferta de voos comerciais no aeroporto vai aumentar em 10%, com a redução de movimentos da aviação executiva

Governo prioriza, na distribuição, empresas que detêm menos de 12% da capacidade atual do aeroporto

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

A Azul será a principal beneficiada com a ampliação de cerca de 10% da oferta de vagas para pouso e decolagem (slots) na pista principal de Congonhas, anunciada nesta sexta (26). A empresa deve iniciar voos, a partir desse aeroporto, para Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte, a partir de novembro.

Contrariando as expectativas do setor de que haveria aumento da capacidade total do aeroporto, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou que vai apenas transferir horários usados pela aviação executiva para as companhias regulares.

O aeroporto, que funciona das 6h às 23h, tem uma capacidade declarada de 34 slots por hora, sendo 30 destinados à aviação regular e 4 à aviação executiva.

Com a mudança, a aviação regular passa a ter 32 ou 33 slots, dependendo da hora. E a aviação executiva permanecerá com um ou dois.

De acordo com os parâmetros de distribuição estabelecidos pelo governo, neste momento os novos slots serão oferecidos para empresas que detêm menos de 12% da capacidade atual do aeroporto.

Dentre os critérios para a distribuição está o desempenho operacional das companhias e também sua presença no mercado regional. Esse último critério beneficia particularmente a Azul.

Segundo o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, a empresa deve receber autorização para realizar 15 partidas e 15 chegadas por hora.

A Avianca, que tem menos de 12% de Congonhas e deve ganhar algum slot, não quis comentar nem informar quantos horários espera receber. O presidente da Avianca, José Efromovich, já declarou algumas vezes sua insatisfação com os critérios de distribuição.

As empresas terão até o dia 3 de outubro para manifestar o interesse pelos slots e, uma vez aprovados, depois do dia 14, elas poderão entrar com pedidos de horário.

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que o objetivo da medida é garantir a qualidade do serviço com preço adequado ao usuário. "Agora vamos deixar o mercado funcionar."

A partir do início da operação dos novos slots, a Anac vai monitorar os indicadores operacionais de cada slot. A cada temporada, slots que tiverem sido cancelados mais de 10% e que não forem usados observando o mínimo de 80% de pontualidade serão retirados e redistribuídos.

Segundo a Anac, o aumento de slots e a entrada de novas empresas levará a uma "maior concorrência e a menores preços".

Para o professor da UFRJ, Respício do Espírito Santo Jr, porém, o aumento da oferta de slots é muito pequeno para geral algum impacto. "Isso não invalida que a Azul queira bancar uma guerra tarifaria no início, mas não será sustentável. A TAM e a Gol seriam burras de cair nessa armadilha uma vez que a capacidade de a Azul de capturar a demanda, com tão pouco voo, será limitada."

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pouso e decolagem em congonhas (sp)

34 slots/hora
A capacidade é a mesma...
...mas vagas de pouso e decolagem que iam para aviação executiva serão redistribuídas para voos regulares, beneficiando empresas estreantes


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