Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Setor de serviços é o que mais gera empregos no interior

538 municípios tiveram saldo positivo na área nos primeiros nove meses deste ano, de acordo com dados do Ministério do Trabalho

DE SÃO PAULO

Trabalhadores do setor de serviços são os que encontraram menos dificuldade neste ano para ter uma oportunidade de trabalho nos municípios do interior paulista.

O setor é o que mais gerou empregos com carteira assinada no Estado nos nove primeiros meses deste ano, segundo levantamento feito com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho.

O saldo (contratações menos demissões) do emprego foi de 204.787, ou 43,56% do total (470.122). Excluindo a capital paulista, foram criados, durante este ano, 129.753 postos no Estado, com saldo positivo em 537 cidades.

A capital também se destacou, com 75 mil novas vagas. Em setembro, o resultado também foi melhor nos serviços em São Paulo, com 17.094 novos postos, ante 9.252 na indústria de transformação e 5.766 no comércio.

O número de cidades com mais vagas abertas no setor de serviços ultrapassou o de municípios com mais postos gerados no comércio (490), tradicionalmente conhecido como maior empregador.

Agropecuária (com saldo positivo de vagas em 426 cidades), indústria (410), construção civil (333) e administração pública (329) também ficaram para trás.

Sorocaba, Hortolândia, Jacareí, Louveira, Ribeirão Preto e Amparo são exemplos de cidades do interior paulista com mais geração de vagas no setor de serviços.

"São regiões que se beneficiaram das condições positivas da economia, como juros menores, que proporcionaram aumento dos investimentos. O resultado é mais emprego e mais renda, o que impulsiona o setor de serviços", diz Clemente Ganz Lucio, diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página