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Novos shoppings e outlets miram demanda por lazer

DE SÃO PAULO

Com quase 600 mil habitantes, Sorocaba já tem quatro shoppings e deve ganhar mais dois em 2013. Os investidores dos empreendimentos têm como foco não só vender produtos, mas também o oferecer serviços e lazer para os consumidores da região.

"Fizemos levantamentos por mais de dois anos e chegamos à conclusão de que a cidade tem demanda crescente e adequada para seis shoppings", afirma Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

Cada empreendimento custa, no mínimo, R$ 200 mil, segundo a Abrasce.

No Brasil a taxa de vacância (lojas para compra ou locação) oscila entre 1,8% e 2%. "Há cinco anos, essa taxa era de 6%. O mercado está com pouco espaço para alugar porque a demanda por shoppings ainda é grande."

Segundo Veiga, estudos da região mostraram uma grande demanda de serviços, confirmando tendência no setor.

"O shopping brasileiro hoje não é só compras, é mais serviço, lazer, comodidade de se fazer tudo fora do horário comercial tradicional."

Um grande centro de lojas que deve atrair os consumidores da região é o São Paulo Prime Outlet, na Rodovia Castello Branco, entre Sorocaba e Araçariguama.

Em fase inicial do projeto conjunto da gigante mundial de outlets Simon e da BR Malls, o centro de compras deve abrigar cerca de 130 lojas e 110 grifes internacionais. Ainda não há data de inauguração do local, que terá 20 mil metros quadrados.

"O município é um indutor da região. As novas lojas e a indústria vão atrair gente atrás não só de trabalho, mas de lazer também", diz o economista Geraldo Almeida.


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